Jornal com Tecnologia

Índia testa semeadura de nuvens para lutar contra poluição

Método consiste em pulverizar um produto químico a partir de um avião para induzir a chuva e, assim, remover as micropartículas poluentes do ar

Nova Délhi está coberta por uma nuvem tóxica
Nova Délhi está coberta por uma nuvem tóxica Foto : ARUN SANKAR / AFP

Com a capital Nova Délhi coberta por uma nuvem tóxica, a Índia realizou nesta quinta-feira (23) o primeiro teste de semeadura de nuvens (cloud seeding). O método consiste em pulverizar um produto químico a partir de um avião para induzir a chuva e, assim, remover as micropartículas poluentes do ar.

O teste foi conduzido pelas autoridades da megalópole, em colaboração com o Instituto Indiano de Tecnologia de Kanpur, utilizando um avião monomotor Cessna sobre a cidade de Burari, ao norte da capital.

Expectativa de chuva artificial

"Aconteceu um voo de teste de semeadura de nuvens", anunciou Manjinder Singh Sirsa, ministro do Meio Ambiente de Délhi. A natureza do produto químico utilizado no experimento não foi informada.

As autoridades esperam que a tecnologia possa aliviar a crise da poluição. "Se as condições permanecerem favoráveis, Délhi experimentará sua primeira chuva artificial em 29 de outubro", declarou Rekha Gupta, a ministra-chefe da região.

Crise de poluição

A megalópole, com mais de 30 milhões de habitantes, está regularmente entre as capitais mais poluídas do mundo. O problema se agrava no inverno, quando o ar frio retém uma nuvem tóxica — gerada por fábricas, tráfego e queimadas agrícolas — próxima ao solo, impedindo sua dissipação.

Atualmente, o nível de micropartículas PM2.5 – as mais perigosas por penetrarem na corrente sanguínea – chega a atingir até 60 vezes o nível máximo diário recomendado pela OMS. O aumento recente da poluição foi acentuado após o festival hindu do Diwali, onde o uso de fogos de artifício contribuiu significativamente para a densa névoa tóxica.