Cidades

Ação da Semana Lixo Zero coleta resíduos eletrônicos neste sábado no Parcão, em Porto Alegre

Até às 17h, população pode descartar itens gratuitamente no Parque Moinhos de Vento

Coleta de resíduos recicláveis
Avó Carmem Lúcia Carvalho, neta Júlia e cachorro Pepe descartam micro-ondas
Coleta de resíduos recicláveis Avó Carmem Lúcia Carvalho, neta Júlia e cachorro Pepe descartam micro-ondas Foto : Ricardo Giusti

Uma ação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e a empresa RS Recicla coleta, neste sábado, até às 17h, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre.

Integrante da Semana Lixo Zero, a ação promove a logística reversa e a conscientização sobre a importância do descarte correto destes materiais, cujos materiais compostos são contaminantes. Vans estacionadas em uma das laterais do parque compõem o cenário, onde há também os itens descartados, inclusive monitores de computador e videocassetes.

"Este evento promove exatamente esta consciência para que se consiga reunir o maior número possível de resíduos e promover o correto encaminhamento. Cada aparelho destes possui componentes muito sensíveis, que, se não forem corretamente descartados, trarão problemas para o meio ambiente", disse o consultor comercial da RS Recicla, João Caruso Rocha.

A empresa, sediada em Porto Alegre, operacionaliza a ação, e atua há cinco anos em parceria com o DMLU e a Abree na Semana Lixo Zero. Ainda de acordo com ele, o maior volume de coletas é, geralmente, fios e cabos, mas há uma grande quantidade também de smartphones, cujas substituições representam igualmente uma preocupação ambiental constante. A aposentada Carmen Lúcia Carvalho foi à ação acompanhada da neta, Júlia, 12 anos, deixar um aparelho de micro-ondas antigo.

“Acho ações como esta muito importantes para promover esta consciência. Este aparelho, apesar de estar funcionando, ocupava espaço na minha casa e, por isso, é melhor descartá-lo”, disse Carmen. Já Júlia disse ter ficado feliz com a ação feita respeitando a natureza. “Aprendo muito sobre isto na escola e agora consigo aplicar aqui”, disse ela. Este sábado é o último dia da Semana Lixo Zero, iniciada pelo DMLU na última terça-feira, com eventos com foco na educação ambiental.

"Reutilizar e reciclar são passos importantes, tendo em mente que o melhor resíduo é o que não é gerado. Reduzir o consumo de descartáveis e optar por práticas ambientalmente corretas contribui para a construção de um futuro mais sustentável", disse o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.

Veja Também