Uma ação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e a empresa RS Recicla coleta, neste sábado, até às 17h, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre.
Integrante da Semana Lixo Zero, a ação promove a logística reversa e a conscientização sobre a importância do descarte correto destes materiais, cujos materiais compostos são contaminantes. Vans estacionadas em uma das laterais do parque compõem o cenário, onde há também os itens descartados, inclusive monitores de computador e videocassetes.
"Este evento promove exatamente esta consciência para que se consiga reunir o maior número possível de resíduos e promover o correto encaminhamento. Cada aparelho destes possui componentes muito sensíveis, que, se não forem corretamente descartados, trarão problemas para o meio ambiente", disse o consultor comercial da RS Recicla, João Caruso Rocha.
A empresa, sediada em Porto Alegre, operacionaliza a ação, e atua há cinco anos em parceria com o DMLU e a Abree na Semana Lixo Zero. Ainda de acordo com ele, o maior volume de coletas é, geralmente, fios e cabos, mas há uma grande quantidade também de smartphones, cujas substituições representam igualmente uma preocupação ambiental constante. A aposentada Carmen Lúcia Carvalho foi à ação acompanhada da neta, Júlia, 12 anos, deixar um aparelho de micro-ondas antigo.
“Acho ações como esta muito importantes para promover esta consciência. Este aparelho, apesar de estar funcionando, ocupava espaço na minha casa e, por isso, é melhor descartá-lo”, disse Carmen. Já Júlia disse ter ficado feliz com a ação feita respeitando a natureza. “Aprendo muito sobre isto na escola e agora consigo aplicar aqui”, disse ela. Este sábado é o último dia da Semana Lixo Zero, iniciada pelo DMLU na última terça-feira, com eventos com foco na educação ambiental.
"Reutilizar e reciclar são passos importantes, tendo em mente que o melhor resíduo é o que não é gerado. Reduzir o consumo de descartáveis e optar por práticas ambientalmente corretas contribui para a construção de um futuro mais sustentável", disse o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.