Cidades

Adolescentes celebram 15 anos em baile de debutantes solidário em Porto Alegre

Terceira edição do Baile do Debut Solidário foi realizada nesta segunda-feira, na Associação Leopoldina Juvenil

Debutantes entraram no salão acompanhadas de cadetes do Colégio Militar de Porto Alegre
Debutantes entraram no salão acompanhadas de cadetes do Colégio Militar de Porto Alegre Foto : Fabiano do Amaral

O sonho de muitas meninas, de celebrar a passagem da infância para a adolescência, foi concretizado para 29 jovens estudantes das redes públicas municipal e estadual de educação, que protagonizaram a terceira edição do Baile do Debut Solidário de Porto Alegre. O evento de gala para as jovens que completam 15 anos em 2025 foi realizado no Salão Leopoldina, da Associação Leopoldina Juvenil (ALJ), no bairro Moinhos de Vento.

O Debut Solidário é promovido pela ALJ em parceria com o Movimento de Mulheres Marlene Martini Carneiro, com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, Valéria Leopoldino. De acordo com os organizadores, o objetivo da celebração é ampliar horizontes e promover vivências culturais, de convivência e lazer para as participantes a partir da inclusão social.

O baile das debutantes foi apenas a coroação dessa experiência única para as 29 meninas. Isso porque as comemorações iniciara à tarde, com a produção de cabelo e maquiagem, a prova de vestidos e o ensaio geral. O momento contou ainda com o apoio da concessionária do Grupo Felice, que realizou o traslado das debutantes do salão de beleza até a festa com veículos elétricos da marca Omoda.

Veja Também

Na entrada das meninas no salão, as debutantes foram acompanhadas por cadetes do Colégio Militar de Porto Alegre. Além disso, a festa contou com uma forte participação dos associados da ALJ e de suas famílias. Todos os vestidos, assim como demais acessórios, foram doados por membros do clube ou por parceiros dos promotores do evento. As madrinhas das debutantes foram as próprias debutantes da ALJ, que celebraram a passagem em evento no último sábado.

O presidente da Associação Leopoldina Juvenil, Luiz Augusto Portal, destacou a participação ativa de seus associados em projetos sociais. “A intenção é que a gente possa deixar essa lembrança para essas jovens e suas famílias, a partir de um projeto solidário. Os vestidos das mães foram doados por associados e os das debutantes foram em conjunto com os parceiros do evento. Então os sócios e o clube participam intensamente para fazer uma noite inesquecível para elas”, afirmou Portal.

A jovem Valentina de Oliveira Padilha, que completou 15 anos no dia 1º de setembro, conta que o evento foi a realização de um sonho seu e da mãe, Camila Garcia. “Estamos conquistando isso juntas. Fico muito feliz por tudo o que ela batalha pela gente todos os dias. Está tudo muito lindo. Estou me sentindo realizada”, disse a garota. “Sempre queremos o melhor para nossos filhos. Tem coisas que só uma mãe sente. Estamos vivendo um momento único que ficará marcado eternamente”, celebrou a mãe.

“Ver essas 29 jovens vivendo esse momento tão especial enche o coração de esperança. O Debut Solidário é mais do que um baile: é sobre sonhos, oportunidades, afeto e pertencimento. Cada sorriso dessas meninas mostra que quando caminhamos juntos, a solidariedade se transforma em futuro”, concluiu a primeira-dama, Valéria Leopoldino.