Após apagão, concessionárias confirmam reestabelecimento da luz no RS

Após apagão, concessionárias confirmam reestabelecimento da luz no RS

Problema afetou todas as regiões do Brasil

Correio do Povo e AE

publicidade

Após um apagão ter atingido o Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros, as concessionárias CEEE Grupo Equatorial e RGE Sul afirmaram, em contato com a reportagem, que a energia elétrica já foi reestabelecida em 100% no território gaúcho. O problema, conforme o Ministério de Minas e Energia (MME), afetou todas as regiões do Brasil. 

As concessionárias não especificam até o momento quantos clientes no RS chegaram a ficar sem luz. Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o fornecimento de energia já foi retomado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o órgão setorial, a interrupção especificamente no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação do problema. "Às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões", informou.

O ONS declarou ainda que, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. 

Em Porto Alegre, as regiões do Centro Histórico, Farrapos e Sertório registraram vários semáforos desligados. A EPTC trabalha para o restabelecimento da operação. Por volta das 10h26min da manhã já haviam sido restabelecidos os seguintes cruzamentos, conforme a empresa. 

Rua Garibaldi X Rua Largo Vespasiano 
Rua Lima e Silva X Rua Luiz Afonso
Rua Lima e Silva X Rua República 
Rua Nilópolis X Rua Amélia Teles
Sertório X Joaquim Silveira
Sertório X Panamericana
Sertório X Dona Alzira
Farrapos X Cancio Gomes
Palmeira X Iguassu
Protásio Alves X Ivo Corseiul
Oscar Pereira X Oscar Schneider
Oscar Pereira X Niterói X Dom João VI

Amplitude do problema 

O Ministério de Minas e Energia informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até às 11h40min, estão recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste.

O Ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada, bem como a apuração das causas do incidente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895