Após rescisão de contrato, contas de água serão estimadas por média de consumo em Porto Alegre

Após rescisão de contrato, contas de água serão estimadas por média de consumo em Porto Alegre

Dmae informa que rompeu contrato com empresa responsável pela leitura dos hidrômetros

Correio do Povo

Departamento afirma que notificou empresa por diversas vezes desde março de 2023 pedindo melhoras no serviço

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Os moradores de Porto Alegre terão a cobrança de consumo de água de acordo com o valor estimado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em janeiro e fevereiro. O Departamento informa que as contas referentes aos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 serão emitidas, respectivamente, em janeiro e fevereiro de 2024, tendo como base a média de consumo de três meses anteriores de cada consumidor.

A empresa Fimm, que prestava o serviço de leitura de hidrômetros, teve seu contrato rescindido com o Dmae devido a problemas no serviço, informa o Dmae. O Departamento aponta que enviou, ainda em março de 2023, a primeira notificação à empresa cobrando que os problemas que geraram reclamações dos clientes fossem resolvidos. O Dmae afirma que está concluindo a contratação emergencial de outra empresa para prestação destes serviços.

O Dmae aponta que a emissão por média é realizada para tentar manter os volumes medidos no hidrômetro dentro dos padrões de utilização dos usuários, e evitando acúmulos de valores que podem ocasionar cobranças elevadas quando os equipamentos voltarem a ser lidos. Cobranças que apresentem pequenas diferenças, a maior ou a menor, serão compensadas na leitura real.

“A rescisão se deu pelo não atendimento das disposições contratuais, como emissão de contas de água com leituras erradas, ausência de leituras e não entrega das contas. Estas falhas ocasionaram reclamações por parte dos usuários”, explica o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss.

Conforme o departamento, valores médios acima do histórico do ramal serão analisados para que as contas não apresentem cobranças discrepantes. Caso o cidadão avalie que o seu consumo não condiz com o gasto, pode solicitar a revisão do valor enviando e-mail para o endereço dmae@dmae.prefpoa.com.br, anexando a conta reclamada e uma foto atual do hidrômetro na qual se visualize a marcação (quatro números pretos).

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