Cidades

Apagão: mais de 240 mil clientes no RS ficaram sem luz, apontam concessionárias

Incêndio em subestação no Paraná causou interrupção no fornecimento de energia elétrica

Fornecimento de energia foi restabelecido ainda durante a madrugada
Fornecimento de energia foi restabelecido ainda durante a madrugada Foto : Tânia Rêgo / Agência Brasil / CP

O apagão registrado em diversos estados do Brasil na madrugada desta terça-feira, 14, deixou cerca de 248 mil clientes sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. O episódio foi causado por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, e atingiu quase todos os estados brasileiros. De acordo com as concessionárias de energia já foi restabelecida em todo o RS.

Na área atendida pela RGE, a interrupção no fornecimento de energia chegou a aproximadamente 123 mil clientes, de acordo com a concessionária. A empresa não informa quais cidades foram afetadas.

Já na área de concessão da CEEE Equatorial, a falta de luz foi sentida em 125 mil pontos, distribuídos em 13 cidades. Conforme a empresa, os municípios atingidos foram: Porto Alegre, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Maquiné, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Três Forquilhas, Itati, Canguçu, Pelotas, Morro Redondo e Piratini.

Veja Também

Apagão causado por incêndio

O apagão foi desencadeado a partir de um incêndio ocorrido em uma subestação de alto volume situada no Paraná. As chamas atingiram o reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, que desligou toda a unidade de 500 kV (quilovolts).

Por conta do problema, houve um desligamento proporcionado pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que é um mecanismo de proteção do Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O desligamento ocorreu aproximadamente às 0h32 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, à 01h40min. As regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste voltaram a ter energia logo em seguida e, mais tarde, às 2h30min, as cargas da região Sul foram reestabelecidas.