O apagão registrado em diversos estados do Brasil na madrugada desta terça-feira, 14, deixou cerca de 248 mil clientes sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. O episódio foi causado por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, e atingiu quase todos os estados brasileiros. De acordo com as concessionárias de energia já foi restabelecida em todo o RS.
Na área atendida pela RGE, a interrupção no fornecimento de energia chegou a aproximadamente 123 mil clientes, de acordo com a concessionária. A empresa não informa quais cidades foram afetadas.
Já na área de concessão da CEEE Equatorial, a falta de luz foi sentida em 125 mil pontos, distribuídos em 13 cidades. Conforme a empresa, os municípios atingidos foram: Porto Alegre, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Maquiné, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Três Forquilhas, Itati, Canguçu, Pelotas, Morro Redondo e Piratini.
- Apagão elétrico atinge RS e outras regiões do Brasil e deixa milhares sem luz
- "Não precisamos do horário de verão neste ano", afirma ministro de Minas e Energia
- Após apagão, ministro defende que País tem segurança energética e descarta horário de verão
Apagão causado por incêndio
O apagão foi desencadeado a partir de um incêndio ocorrido em uma subestação de alto volume situada no Paraná. As chamas atingiram o reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, que desligou toda a unidade de 500 kV (quilovolts).
Por conta do problema, houve um desligamento proporcionado pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que é um mecanismo de proteção do Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O desligamento ocorreu aproximadamente às 0h32 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, à 01h40min. As regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste voltaram a ter energia logo em seguida e, mais tarde, às 2h30min, as cargas da região Sul foram reestabelecidas.