Artesanato, produtos caseiros e orgânicos são encontrados na 2ª Olifeira
Evento em Guaíba termina neste domingo e tem como foco principal enaltecer o cultivo, a comercialização e a qualidade do azeite de oliva
publicidade
A 2ª Olifeira, que termina neste domingo, em Guaíba, tem como foco principal enaltecer o cultivo, a comercialização e a qualidade do azeite de oliva que é produzido aqui na região e também no Rio Grande do Sul. Entretanto, o público que foi visitar os corredores do evento não vai encontrar apenas produtores da oliva na imensa estrutura montada pela Prefeitura no Largo José Claudio Machado. Por lá, os visitantes também vão se deparar com muito artesanato, artigos de decoração, produtos caseiros e coloniais produzidos por moradores e cooperativados ligados à agricultura familiar da cidade de Guaíba e dos municípios arredores.
Pano de prato, vasos para flores, quadros, mantas, colares, cucas, geleias, compotas, doces caseiros, temperos e pimentas orgânicas. Tudo feito dentro das casas dos produtores independentes e muito organizados que buscam, dentro da feira, apresentar o que há de melhor da economia popular do Município. A artesã da cidade de Mariana Pimentel, Jaqueline Garcia, veio para feira expor os produtos que confecciona com madeira e com porongos. O estande colorido e com uma imensidão de penduricalhos chama atenção de quem passa pela área externa da feira, bem próximo do palco de shows. “Eu amo o que eu faço e faço com bastante amor. Essa parte rústica do artesanato e o trabalho com a madeira, me encanta”, disse ela, aguardando os visitantes do final de semana.
Da mesma forma que os artesãos, Denise Andreotti, que produz pães caseiros, cucas, geleias e chimias no fogão a lenha do sítio da família que fica a 20 minutos do Centro de Guaíba, também está na expectativa do movimento aguardado para o fim de semana. “A gente produz tudo no sítio, de acordo com a sua época. Trabalhamos com produtos orgânicos e sem agrotóxico. Nada aqui é industrializado.” A feira disponibiliza ainda o espaço kids gratuito para as crianças. A estrutura tem mais de 10 brinquedos, entre pula-pula, infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas entre outras atrações para os pequenos se divertirem enquanto os pais aproveitam os demais espaços da feira.
A 2ª Olifeira acontece em um espaço de mais 7 mil metros quadrados de exposição e conta com 70 horas de atividades. São mais de 50 expositores de azeite de oliva do Rio Grande do Sul, de diversos cantos do País e também vindos do Uruguai. A festa conta ainda com mais de 55 atrações artísticas e shows nacionais. As atividades envolvem cultura, aulas show de culinária, palestras, concursos e painéis de debate sobre temas do universo altamente promissor da oliva com suas incontáveis propriedades. O evento é uma realização da Prefeitura de Guaíba com apoio da Associação de Consumidores de Azeite de Oliva e Derivados (Abrazeite).