A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul recebeu, na noite desta segunda-feira, 25, uma cerimônia de forte simbolismo em homenagem aos veteranos militares. O evento, no Salão Júlio de Castilhos, celebrou a entrega de medalhas a 97 ex-integrantes das Forças Armadas, veteranos da Brigada Militar e dos Bombeiros Militares do Estado que se destacaram ao longo de suas trajetórias. A solenidade foi promovida pela Frente Parlamentar em Apoio aos Veteranos Militares, presidida pelo deputado estadual Capitão Martim (Republicanos), e ocorre em data especialmente significativa: o Dia do Soldado.
Criada com a missão de valorizar e preservar a memória daqueles que serviram ao país, a Frente Parlamentar busca fortalecer o reconhecimento aos reservistas, às famílias militares e às associações que representam esses grupos. Além de oferecer um espaço de articulação política, o colegiado atua na defesa de interesses coletivos, apresentando-se como um foro de debate e de construção de propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida de quem já integrou as fileiras militares.
O deputado Capitão Martim, presidente da Frente, ressaltou a importância da homenagem “Em respeito àqueles que dedicaram suas vidas ao Brasil”.
“Essa homenagem é uma forma de reconhecer essas pessoas que tanto fizeram na defesa da Pátria e na defesa dos gaúchos, então uma singela homenagem carregada de significado para essas pessoas que representam valores, princípios que devemos sempre cultuar. Eles são heróis que devemos dar a devida atenção, e por isso a gente tem realizado homenagens em todo o Rio Grande do Sul; é o mínimo que podemos fazer por esses homens e as mulheres que tanto se dedicaram ao serviço da pátria e na nobre missão de defender o povo e acima de tudo o Brasil”, completou o deputado.
A condecoração em Porto Alegre integra uma série de homenagens realizadas em diferentes municípios do Estado, como forma de expressar gratidão e reconhecimento público à dedicação de homens e mulheres que serviram em território nacional e em missões internacionais de paz e cooperação.
A proximidade com o Dia do Soldado confere ainda mais significado ao ato. Celebrada em 25 de agosto, a data recorda o nascimento do Duque de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro. A efeméride ressalta a importância dos militares na defesa da soberania nacional, na manutenção da paz social e no apoio à população em situações de crise e calamidade.
Assim, a entrega das medalhas na capital gaúcha vai além da simples homenagem individual: representa um gesto coletivo de respeito à história, à disciplina e ao compromisso dos veteranos com o Brasil. Ao mesmo tempo, reforça o papel fundamental das Forças Armadas e das forças auxiliares na construção do país e na proteção de sua população.