Em solenidade realizada no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), o deputado Gustavo Victorino homenageou os aviadores do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB), em alusão ao Dia do Aviador e ao Dia da FAB, celebrados em 23 de outubro. A data marca o voo histórico do 14-Bis, realizado por Santos Dumont em 1906.
Durante a cerimônia, o parlamentar entregou uma placa alusiva à homenagem ao Comandante do V Comando Aéreo Regional (V COMAR), major-brigadeiro do ar Eduardo Miguel Soares. Representantes da Marinha, do Exército, do Poder Judiciário e de diversas instituições civis e militares também participaram do ato.
Victorino destacou que a proposição da homenagem teve como objetivo reconhecer o papel da Força Aérea Brasileira na formação e na segurança da aviação nacional. “É uma forma de homenagear o Dia do Aviador, mas também a Força Aérea Brasileira, porque é ela que prepara e avaliza os aviadores civis, seus equipamentos e a própria estrutura de aviação do país. A FAB tem uma missão complexa, porque o Brasil é um país continental, e mesmo com recursos limitados, consegue garantir a segurança do nosso espaço aéreo”, afirmou.
O deputado também ressaltou a importância do Rio Grande do Sul na defesa e monitoramento do espaço aéreo nacional. “O Estado está em uma posição geopolítica estratégica. Por isso, precisamos ter uma visão de política de Estado, respeitando e valorizando a aviação, especialmente o controle e a vigilância de nossas fronteiras. Essa homenagem também é um alerta para essa importância”, completou.
- Hoje é Dia do Poeta: 5 livros de autores contemporâneos que você precisa conhecer
- Canoas lança Portal da Reconstrução ampliando transparência e clareza dos investimentos pós-cheias
- Antônio Prado é reconhecido pela ONU como uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo
Em seu discurso, o major-brigadeiro do ar agradeceu o reconhecimento e destacou o papel da FAB na defesa, no controle e na integração do território nacional. “Ao longo das décadas, a Força Aérea manteve firme o compromisso de defender, garantindo a soberania do espaço aéreo e das fronteiras nacionais; de colaborar, assegurando a eficiência e a segurança da navegação aérea; e de integrar, levando apoio e esperança aos mais distantes rincões do país, por meio de ações como transporte de órgãos, missões humanitárias e evacuações aeromédicas”, afirmou Soares.
O oficial também lembrou a recente atuação da FAB no Rio Grande do Sul, durante as enchentes que atingiram o Estado. “Essa vocação foi reafirmada na Operação Taquari II, em que a Força Aérea, ao lado da Marinha, do Exército e de diversas instituições, apoiou as populações atingidas. A operação demonstrou mais uma vez a capacidade de pronta resposta, integração e solidariedade das Forças Armadas e do próprio povo brasileiro”, destacou o comandante.
Ao encerrar seu pronunciamento, o major-brigadeiro agradeceu à ALRS pela homenagem. “Registro o mais sincero agradecimento pela homenagem, que expressa o reconhecimento do povo gaúcho à Força Aérea Brasileira e aos seus homens e mulheres que diariamente se dedicam à missão ao cumprimento do dever”, concluiu.