Falta de energia elétrica, árvores obstruindo ruas, restos de telhas quebradas pelo chão é o cenário encontrado nesta terça-feira após o temporal que atingiu a Região Metropolitana no final da tarde de segunda-feira. Pelo menos três cidades da região suspenderam aulas em toda a rede municipal, ou ao menos em algumas escolas, como foi o caso de Canoas (leia abaixo).
A Secretaria de Educação de Nova Santa Rita informou que não haverá aula hoje na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vasconcelos Jardim devido a falta de luz e água. As demais escolas da rede municipal seguem com as atividades normalmente.
Os estragos na cidade atingiram ao menos 60 residências atingidas com destelhamentos, houve o registro de queda de oito árvores, 3 casas atingidas por queda de árvores e três famílias ficaram desalojadas e foram encaminhadas para a casa de parentes. As equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras estiveram atuando para desobstrução das vias, remoção de árvores e restabelecimento da normalidade durante toda a madrugada.
- Cidades do interior do RS também registraram estragos com o temporal
- RS tem mais de 143 mil pontos sem luz após temporal
- MetSul explica o que causou o temporal desta segunda-feira
- Veja fotos dos estragos do temporal
A prefeitura de Canoas também anunciou que a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Picucha e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Max Oderich, ambas no bairro Harmonia, não terão aulas nesta terça-feira por causa dos estragos causados pelo temporal. A secretária de Educação do município, Beth Colombo, ressalta que todas as outras escolas funcionarão normalmente.
De acordo com um levantamento prévio realizado pela Defesa Civil de Canoas, 256 residências apresentaram avarias nos telhados em decorrência da força dos ventos em toda a cidade, além de 35 escolas que apresentaram alguém tipo de dano em suas estruturas.
Pelo menos 22 árvores haviam tombado e danificado fiações elétricas, imóveis e obstruído ruas, tumultuando o trânsito. O Centro Comunitário Esportivo Martin Luther King, no bairro Harmonia, a Estação Cidadania, no bairro Mathias Velho, e o Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima, também sofreram danos.
Árvores caíram durante temporal em Canoas
A Defesa Civil e as subprefeituras distribuem lonas para os atingidos conforme a necessidade. Equipes das secretarias de Serviços e Zeladoria Urbana, Obras e Reconstrução, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Segurança Pública estão articuladas e usando todos os seus recursos nas ruas de Canoas para retomar a normalidade. Os bairros mais atingidos foram Rio Branco, Fátima, Harmonia, Niterói, São Luiz Mathias, Mato Grande Vila Cerne, 5 colônias, Santo Operário e Igara, ficaram parcialmente sem energia elétrica.
A Defesa Civil de Cachoeirinha informou que houve destelhamento de três residências e de um comércio. Houve a queda de uma árvore, que já foi removida da rua.
Em Eldorado do Sul, as aulas estão suspensas em toda a rede municipal, garantindo a segurança dos alunos, professores e demais profissionais da educação. Cerca de 450 casas e 15 escolas municipais foram atingidas.