Cidades

Avança licitação para instalação dos caetanos em 15 cruzamentos de Porto Alegre

Locais com maior número de sinistros da Capital terão dispositivos para detectar avanço do sinal vermelho e excesso de velocidade

Cruzamento da Sertório com Souza Reis e Edu Chaves apresenta exemplos de motoristas "furando" o sinal vermelho
Cruzamento da Sertório com Souza Reis e Edu Chaves apresenta exemplos de motoristas "furando" o sinal vermelho Foto : Camila Cunha

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prepara a instalação de 15 detectores de avanço de sinal (DAS), também conhecidos como caetanos, em cruzamentos que concentraram a maior parte dos sinistros de trânsito, como atropelamentos, em Porto Alegre, entre 2022 e 2024. De maneira prática, segundo a EPTC, é a primeira vez que a Capital terá este tipo de equipamento que detecta tanto o avanço do sinal vermelho, quanto excesso de velocidade.

Antes, em 1999, houve um teste de quatro meses na Capital, e outra tentativa de contratação foi feita entre 2012 e 2013, porém não houve interessados. Conforme o edital, o monitoramento será feito nas 24 horas do dia, mas a EPTC costuma não autuar motoristas que descumprem o avanço ao sinal das 23h às 5h, por questões de segurança.

Segundo o órgão, o agente somente registra a autuação quando justificar que o condutor flagrado avançou o sinal de maneira imprudente, colocando em risco a segurança viária. Mais detalhes serão divulgados após o resultado do pregão eletrônico, antes do início da implantação e operação dos equipamentos. A vencedora da atual licitação, que está na fase de avaliação da proposta e habilitação, foi a empresa Talentech Tecnologia Ltda., com sede em São Paulo, que ofereceu R$ 14,3 milhões em um contrato com prazo de 30 meses.

Os dispositivos ficarão instalados em todos os lados dos cruzamentos, e a expectativa da EPTC é, após a assinatura do contrato, a instalação ser concluída em cinco meses. De acordo com o órgão de trânsito de janeiro a julho deste ano, a Capital registrou pouco mais de 9,7 mil infrações por avanço do sinal vermelho, um dos incisos do artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), representando 3,9% do total, e na 8ª colocação no ranking geral. No mesmo período de 2024, foram 8,5 mil registros do tipo.

Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, que desde 2012 analisa todos os acidentes fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco. Conforme a EPTC, na maior parte dos óbitos em locais com semáforo em Porto Alegre, o avanço do sinal, tanto de pedestre, quanto de condutores, é o principal fator. De janeiro até o último dia 13 de outubro deste ano, a Capital teve 70 sinistros de trânsito, com 71 mortes.

Do total de ocorrências, 26 delas, ou 37%, foram atropelamentos, somente uma a menos do que em todo o ano passado (27), resultando em 24 pedestres e dois motociclistas mortos. E destes 26 em 2025, nove atropelamentos foram sobre faixa de pedestre com semáforo. Ainda no conjunto de 2024, os 80 sinistros resultaram em 84 mortes, e 29 pedestres morreram nas 27 ocorrências de atropelamento. Sete foram sobre faixas com semáforo. O avanço do sinal vermelho é considerada infração gravíssima, com perda de sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

| Foto: LEANDRO MACIEL

Na última quarta-feira, iniciou a mudança no limite de velocidade das 39 lombadas eletrônicas da Capital para 40 quilômetros por hora, implementação feita pela EPTC. Anteriormente, havia 12 na Capital com limites duplos, variando entre 40 e 60 quilômetros por hora, dependendo do dia e horário.

Confira onde os caetanos serão instalados

  • Protásio Alves x Vicente da Fontoura
  • Bento Gonçalves x Princesa Isabel
  • Baltazar de Oliveira Garcia x Dante Angelo Pilla
  • Ipiranga x Silva Só
  • Aparício Borges x Oscar Pereira
  • Sertório x Souza Reis x Edu Chaves
  • Bento Gonçalves x Antônio de Carvalho
  • Cavalhada x Campos Velho
  • Bento Gonçalves x João de Oliveira Remião
  • Protásio Alves x Ramiro Barcelos
  • Sertório x Ceará
  • Ipiranga x Salvador França
  • Farrapos x Santo Antônio
  • Carlos Gomes x Plínio Brasil Milano
  • Ipiranga x Azenha