BNDES vai anunciar novo aporte de recursos para a reconstrução do Museu Nacional

BNDES vai anunciar novo aporte de recursos para a reconstrução do Museu Nacional

Reabertura total do prédio está prevista para 2028

Estadão Conteúdo
A reabertura total está prevista para 2028

A reabertura total está prevista para 2028

publicidade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que anunciará, nesta quarta-feira, dia 2, um novo aporte de recursos para a reconstrução do Museu Nacional/UFRJ. O local foi destruído por um incêndio em setembro de 2018. O evento ocorrerá no Paço de São Cristóvão do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, participará, assim como o reitor da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Roberto de Andrade Medronho; também estará presente o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner.

A previsão da direção é entregar o Bloco 1 (histórico) do Museu Nacional em abril de 2026. A reabertura total está prevista para 2028.

Veja Também

Incêndio

O Paço de São Cristóvão, palácio histórico que sediava o Museu Nacional, foi destruído pelas chamas na noite de um domingo em 2018. O principal museu de história natural da América Latina perdeu cerca de 80% do acervo de 20 milhões de itens. De acordo com a Polícia Federal, o fogo começou em um aparelho de ar-condicionado.

As obras emergenciais - retirada dos escombros, escoramento do prédio, instalação de telhado provisório e de contêineres para apoio ao resgate do acervo – começaram ainda em setembro de 2018 e foram até agosto de 2019. As obras na fachada e telhado foram iniciadas em novembro de 2021.

*Com informações da Agência Brasil


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895