Cachoeirinha está pronta para receber as vacinas contra Covid-19

Cachoeirinha está pronta para receber as vacinas contra Covid-19

Primeiros a receberem as doses serão idosos moradores de asilos do município e profissionais da saúde 


Correio do Povo

Cachoeirinha já definiu o plano de vacinação contra Covid-19

publicidade

A prefeitura de Cachoeirinha anunciou, nesta segunda-feira, que está pronta para receber as vacinas contra a Covid-19. O prefeito Mike Breier e o vice Maurício Medeiros já definiram o plano de imunização, elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde, em que coloca os idosos moradores de  Instituições de Longa Permanência, juntamente com os funcionários destas casas, além dos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente, como os primeiros a receberem as primeiras doses da CoronaVac na cidade. A previsão de chegada do imunizante no Rio Grande do Sul é para noite desta segunda-feira

A Secretaria aguarda a definição do governo estadual sobre quantas doses serão destinadas para Cachoeirinha. “Assim que chegarem, elas serão separadas e encaminhadas de maneira que não tenhamos nenhum desperdício”, apontou Kelly Freitas, Coordenadora de Imunização. A pasta garantiu que reservará as segundas doses que devem ser aplicadas em 15 dias para quem receber a primeira dose da CoronaVac. 

Segundo o prefeito, é fundamental que a população continue com os cuidados, mesmo com a chegada das vacinas. “Estamos diante de um momento histórico, mas o início da vacinação, muito aguardada por todos, ainda não significa que estamos liberados das medidas sanitárias e de prevenção. Este será um processo longo e exigirá ainda muito de cada um de nós”, disse Miki Breier. 

O secretario municipal da Saúde, Juliano Paz, informou que já foram definidos os oito locais para a vacinação na cidade. “A rede atende a regionalização e prevê a cobertura de toda a cidade. A definição levou em conta a experiência de outras campanhas, através de reuniões de planejamento para definir a melhor forma de trabalho. É uma estratégia de guerra contra um inimigo em comum: o Cornavírus”, destacou. 

O plano de vacinação contará com 50 vacinadores e Cachoeirinha já tem 10 mil seringas e agulhas em estoque e a logística dos insumos, EPIs e materiais de controle também estão reservados. 

A Coordenadora de Imunização destacou a campanha de vacinação da Covid-19, em que será utilizado um aplicativo do SUS, no qual serão cadastrados os vacinados e feito o acompanhamento do processo de imunização. “A previsão é de que cada vacina demore, em média, 10 minutos para ser concluída desde a realização do cadastro até a aplicação do imunizante”, informou Kelly Freitas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895