Cidades

Câmara aprova aquisição de 100 ônibus elétricos em Porto Alegre

Prefeitura foi autorizada a contratar operação de crédito de até R$ 447 milhões junto ao BNDES

Apresentação do primeiro ônibus elétrico articulado de Porto Alegre
Apresentação do primeiro ônibus elétrico articulado de Porto Alegre Foto : Pedro Piegas

A Câmara de Vereadores aprovou na tarde de segunda-feira (17), o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contratar uma operação de crédito para viabilizar a aquisição de 100 ônibus elétricos em Porto Alegre.

A autorização permite que o município contrate o valor de até R$ 447,7 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O financiamento é destinado ao programa de Renovação de Frota cadastrado no Novo PAC Seleções, do governo federal.

Conforme a Prefeitura, o valor permitirá a aquisição de ônibus elétricos, de diferentes modelos. O investimento contempla não apenas a compra dos veículos, mas também a implantação de estações de recarga de alta capacidade, necessárias para operação da nova frota.

Veja Também

"Esses veículos, além de garantirem mais conforto aos passageiros, estão totalmente conectados com a necessidade das cidades serem menos poluentes e mais sustentáveis. Essa ampliação vai proporcionar mais atratividade ao transporte coletivo e uma economia a longo prazo, já que a operação é mais barata do que nos veículos a diesel", afirma o prefeito Sebastião Melo.

Os ônibus serão financiados pela Prefeitura e o pagamento será realizado pelas empresas do transporte público pelo modelo de subvenção econômica adotado para a aquisição de ônibus elétricos, que tem como objetivo principal retirar o custo da desvalorização dos veículos (depreciação do capital) do cálculo da tarifa de transporte público, beneficiando diretamente os clientes do sistema de transporte.