Em uma iniciativa que tem por objetivo a inclusão e o respeito à diversidade, a Prefeitura de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo começou nesta semana a emitir o cartão preferencial de estacionamento para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa atende à legislação nacional, que garante às pessoas com TEA o direito à identificação por meio da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e assegura o uso de vagas preferenciais em estacionamentos.
Com o benefício, pessoas diagnosticadas com TEA e seus familiares terão acesso a espaços devidamente sinalizadas em pontos estratégicos da cidade, promovendo sua mobilidade urbana, autonomia e qualidade de vida. Segundo o prefeito Benito Paschoal, o município está sensível às necessidades dos encruzilhadenses, em especial daqueles que necessitam de um olhar mais atento. "Essa ação reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas inclusivas e de valorização da cidadania", acrescenta.
A emissão do documento está ocorrendo na sede da Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana situada na rua Honório Florisbal, 310. Para fazer a solicitação, é necessário apresentar o laudo médico com o CID correspondente ao diagnóstico, documento de identidade e CPF do titular, comprovante de residência, documento do veículo e carteira de habilitação do condutor.
- Um mês para o debate do autismo
- Caminhada de Conscientização ao Autismo é neste sábado em Encruzilhada do Sul
- Hospital da Criança Santo Antônio inaugura parque infantil inclusivo