Cidades

Cemitérios de Porto Alegre já se preparam para Finados; confira programação completa

Atividades de acolhimento estão previstas nos mais diferentes espaços da cidade

Cemitérios se preparam para o feriado de Finados
Cemitérios se preparam para o feriado de Finados Foto : Camila Cunha

Cemitérios de Porto Alegre já preparam suas estruturas para receber milhares de visitantes para o dia de Finados, que, neste ano, ocorre em um domingo, o que impede um feriado prolongado, por exemplo. No Cemitério da Santa Casa, a visitação inicia às 7h. Já as atividades começam às 8h e seguem até às 19h. A novidade neste ano é a exposição fotográfica comemorativa Cemitério Santa Casa – 175 anos: Aqui Vivem Histórias, que abre no domingo, das 8h às 18h, e, depois, se tornará permanente em um espaço do local.

Nesta segunda-feira, o movimento era ainda tímido, somente composto de funcionários do cemitério que estavam organizando instalações elétricas para o espetáculo teatral “A Voz da Ninfa”, às 19h, na sexta-feira, sábado e domingo. Este último é com venda de ingressos, mas todos já estão esgotados. “Nossa tendência é que haja mais público”, disse o coordenador do Cemitério da Santa Casa, Severo Pereira.

“O cemitério acaba sendo uma opção a mais para as pessoas que estão em Porto Alegre visitarem, porque, geralmente, quando há um feriadão, elas saem da cidade”, acrescentou. Às 8h30min, haverá a apresentação do Coral Santa Casa, no Quadro Nobre, e às 10h, a missa campal celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, o cardeal Dom Jayme Spengler, em conjunto com o Cemitério São Miguel e Almas.

Cemitério São Miguel e Almas

Neste, a programação também inclui serviços especiais para a comunidade, como ambiente com música para reflexões, aconselhamento sobre o luto, visita orientada na Via Sacra, missa na Igreja São Miguel, às 15h30min, e, após, procissão e bênção dos túmulos, junto às galerias. Ainda no São Miguel e Almas, as irmãs Zulmira Gatto Barschak e Maria Luiza Rabaldo Gatto, ambas moradoras do bairro Bom Fim, aproveitaram a segunda-feira para limpar e colocar flores nos jazigos dos pais.

“Hoje é mais tranquilo, no final de semana vai ser bem cheio aqui. Acho que não vai ter nem lugar para estacionar”, disse Zulmira. “Sempre tivemos esta cultura de vir e cuidar deste local. Viemos não apenas em Finados, mas nos dias das Mães, dos Pais e outras datas. Outros parentes quiseram ser cremados, mas de qualquer forma, é importante manter a tradição”, comentou Maria.

Cemitério Ecumênico João XXIII

O Cemitério Ecumênico João XXIII já está sendo decorado para Finados, que, neste ano, tem o tema Memórias ao Vento, em que o local será todo decorado com cataventos e bolhas de sabão. “Escolhemos este tema para ficar algo mais lúdico. Teremos uma sala de acolhimento do luto, um projeto grande que fazemos no cemitério, trabalhamos com livros, músicas, terapias de pintura, e as doulas de fim de vida, que já estão conosco há bastante tempo”, disse a gestora do João XXIII, Flávia de Barba.

Neste ano, também funcionários que trabalham com sepultamentos receberam capacitação da mantenedora, a ACM-RS, para se tornarem Guardiões da Memória. “Foi um curso em que eles mudam inclusive suas posturas, e acreditamos que dará bons resultados, porque é pioneiro em cemitérios no Brasil”, acrescentou ela. A formatura da capacitação é em novembro.

No dia de Finados, o João XXIII abre das 7h às 19h. Das 8h às 10h, o músico Claudio Senna Venzke conduzirá a “Presença Benéfica”, experiência de meditação guiada voltada ao acolhimento do luto. A missa no Altar Ecumênico ocorre às 10h30min. Haverá ainda música ao vivo em diferentes pontos do cemitério, atividades interativas ao longo do dia, atendimento de saúde com aferição de pressão e controle glicêmico.

Cemitério Parque Jardim da Paz

No Cemitério Parque Jardim da Paz, em que 30 mil pessoas são esperadas somente no dia de Finados, o tradicional lançamento das pétalas de rosas ocorre no domingo, às 10h45min, a depender das condições climáticas, com 180 quilos delas despejadas de uma aeronave maior do que em outros anos, para evitar o reabastecimento. As ações ocorrem das 8h às 18h, com a presença do saxofonista Inácio Longhi. Missas ocorrem às 9h, 10h, 11h, 13h, 15h e 16h, e cultos às 8h30min, 12h e 14h. Estarão presentes no local organizações não governamentais (ONGs) de prevenção ao câncer de mama, arrecadação de cabelos para a confecção de perucas e apoio aos enlutados. O Jardim da Paz inaugurou sua floricultura agora na área interna do cemitério; antes, se localizava na área externa. O local funciona das 8h às 18h, mas neste sábado e domingo, atenderá das 7h às 19h.

Crematório Metropolitano

Nas unidades do Grupo Cortel, haverá palestras do escritor Fabrício Carpinejar no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, às 10h, e no Cemitério Saint Hilaire, em Viamão, às 18h. As chuvas de pétalas serão às 9h no Cortel Cristo Rei Cemitério e Crematório, em São Leopoldo; 16h no Cortel Memorial da Colina Cemitério e Crematório, em Cachoeirinha; 10h no Cortel São Vicente Cemitério e Crematório, em Canoas; e 16h50min no Cortel Saint Hilaire Cemitério e Crematório, em Viamão. No caso de Porto Alegre, também haverá recepção com café e música ao vivo, às 9h30min, e durante o dia música ao vivo, bênção da saúde, bênção pet e a exposição João-de-Barro.

Veja Também