Cidades

Censo: Chuí é a cidade com maior proporção de jovens que estudam fora e que residem no município

Linha Nova, na região metropolitana de Porto Alegre, também aparece na lista

Censo divulgou dados de estudantes que se deslocam do município onde residem para estudar
Censo divulgou dados de estudantes que se deslocam do município onde residem para estudar Foto : Alexandre Campbell/IMPA

Os dados do Censo 2022, revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, nesta quinta-feira, apontaram que Chuí e Linha Nova, ambas do Rio Grande do Sul, estão entre as 20 cidades no Brasil com maior proporção de deslocamento de estudantes residentes, com 53% e 31,5%, respectivamente.

No caso da cidade que faz fronteira com o Uruguai, e que lidera nacionalmente o quesito, 48,6% dos jovens saem do país pra estudar fora do Brasil, enquanto outros 4,4% também se deslocam, mas para outro município do país.

| Foto:

O deslocamento para estudo no exterior é mais frequente em cidades fronteiriças do país. Regionalmente, a proporção de deslocamento para estudo em outro município no Norte (4,0%) é bem inferior à média nacional (7,2%), resultado que pode ser justificado pela relação entre municípios com áreas significativamente extensas e redes de transporte deficientes em diversas escalas. A mesma região, entretanto, tem praticamente o dobro da proporção de deslocamento para países estrangeiros (0,2%) em relação à média nacional.

Valores regionais de deslocamento para o estrangeiro acima da média do país também são observados nas regiões Sul (0,2%) e Centro-Oeste (0,2%), o que pode ser explicado pelas dinâmicas fronteiriças bastante presentes nessas regiões. O deslocamento para outros países, apesar de pouco significativo, revela uma dimensão das redes internacionais em que o Brasil está conectado para estudo, especialmente nas cidades fronteiriças do Sul do país.

Veja Também