Com investimento de R$ 300 milhões, ERS 118 se torna uma das principais rodovias de escoamento da região

Com investimento de R$ 300 milhões, ERS 118 se torna uma das principais rodovias de escoamento da região

A duplicação da rodovia deixou o trânsito mais seguro, facilitando a logística da produção, atraindo empresas, gerando emprego e renda para as cidades no entorno

Fernanda Bassôa

A obra da elevada, com 1,4 km de extensão e investimento de R$ 48 milhões, visa facilitar o acesso ao Distrito Industrial

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A ERS 118, que liga ao menos sete municípios da Região Metropolitana, recebeu mais de R$ 300 milhões de investimento do governo do Estado em melhorias que beneficiam e estimulam o desenvolvimento regional, através da mobilidade. Além da duplicação, entregue em 2020, com aporte de R$ 131 milhões, a rodovia é uma das principais vias de acesso para o escoamento da produção e da logística das empresas da região em direção ao Litoral ou interior do Estado.

No final de abril, o trânsito foi liberado parcialmente na elevada da ERS 118 com a avenida Centenário, em Gravataí, no sentido Sapucaia do Sul-Gravataí, demanda muito aguardada pela comunidade e pelos motoristas que utilizam a rodovia.

"É uma obra de extrema importância para toda a Região Metropolitana, beneficia a logística da região, atrai empresas para o entorno da rodovia, gera emprego e renda. Além disso, estamos entregando uma estrada segura, que vai colaborar para a melhoria da trafegabilidade nos municípios do seu entorno", declarou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Um dos benefícios da obra da elevada, que começou em 2022 e tem extensão de 1,4 quilômetro, é facilitar o acesso ao Distrito Industrial. A mudança permitirá, ainda, que os veículos que saiam da avenida Centenário em direção à Freeway façam o retorno sem cruzar a via principal. O investimento total é de R$ 48 milhões e tem previsão de conclusão até o fim deste ano.

Para o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, a duplicação da 118 não é apenas uma obra, mas um projeto de longo prazo, em constante evolução. Segundo Faustino, trata-se de um corredor rodoviário que está transformando a economia da Região Metropolitana e gerando bem-estar social à população.

Em outro trecho da ERS 118, entre Itapuã e o Hospital Colônia, os trabalhos de pavimentação foram concluídos, com investimento de R$ 15,2 milhões. Já no trecho Viamão-Lami, as obras estão em andamento, com investimento de R$ 53 milhões e previsão de conclusão ainda neste ano.

Já para iluminação da rodovia, os aportes do governo chegam a R$ 18 milhões. As obras já alcançaram 96% do trecho entre Sapucaia do Sul e Freeway e devem ser concluídas em 2025. Enquanto isso, três passarelas já foram finalizadas ao longo dos 21,5 quilômetros duplicados entre Sapucaia do Sul e Gravataí. Em breve, obras em outras duas passarelas serão iniciadas, com aporte de mais de R$ 28 milhões.

Nos trechos de Cachoeirinha a Gravataí e de Sapucaia do Sul a Cachoeirinha, estão sendo instaladas muretas New Jersey, que garantem maior proteção aos motoristas, à medida que evitam possíveis invasões da pista contrária, tanto de automóveis quanto de pedestres.

Também na 118, em Gravataí, está em fase de projeto uma trincheira que permitirá a passagem de pessoas e veículos pela avenida Brasil, com investimento de R$ 15 milhões, cujas obras devem começar ainda neste ano.

Desde a duplicação, os benefícios são crescentes na região. Para Valter Luiz Carboni, residente há 22 anos em Gravataí e dono de restaurante às margens da estrada, com a duplicação é possível ver a evolução e a facilidade para o trânsito. "Surgiram muitos condomínios e muitas empresas. Isso porque ficou fácil o deslocamento."


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