A segunda etapa do trabalho de desassoreamento do Rio Marcolino, em Liberato Salzano, começou nesta semana. A iniciativa é realizada por meio do programa Desassorear/ RS, do governo do Estado. A expectativa é que o trabalho dure em torno de 30 dias. O prefeito Gilson de Carli acredita que, quando o desassoreamento tiver sido concluído, terão sido retirados do rio mais de 20 mil metros cúbicos de sedimentos.
O Desassorar/ RS tem como objetivo promover o desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade. Com a consolidação do aditivo para ampliação do Programa estadual, deve ser contemplado todo o trecho do rio que abrange o perímetro urbano de Liberato Salzano.
Carli destaca que o desassoreamento desta parte do rio é importantíssimo para solucionar o problema dos alagamentos que atingem várias residências em períodos de chuva. “Irá proporcionar mais tranquilidade e segurança para as famílias ribeirinhas, evitando prejuízos e gerando mais qualidade de vida e bem estar social”, garante.