Comissão que julga impeachment de vice-prefeito de Canoas tem novo relator

Comissão que julga impeachment de vice-prefeito de Canoas tem novo relator

Após renúncia do vereador Patetta, Leandrinho foi escolhido novo relator em processo de impeachment contra Nedy Vargas

Fernanda Bassôa

publicidade

A Comissão Processante instaurada na Câmara de Vereadores de Canoas para investigar as acusações contra o vice-prefeito da cidade, Nedy de Vargas Marques (Avante), no processo de impeachment, tem novo relator. Na sessão de quinta-feira (18), o vereador Jozir Prestes (PSD), o Patetta, inicialmente relator da comissão, renunciou ao cargo. Patetta justificou a saída "por não dispor do tempo que se faz necessário para examinar com a devida atenção o processo e toda a documentação que a ele foi acostada".

Um novo sorteio foi realizado na mesma noite e o vereador Leandrinho (PSD) foi escolhido para ocupar o cargo de relator. A partir de agora, a Comissão Processante tem como presidente o vereador Marcio Freitas (Avante), relator Leandrinho (PSD), e Eracildo Linck (MDB) é o membro da Comissão.  

Ainda na quarta-feira (17) o advogado do vice-prefeito Nedy, Rodrigo Schmitt, entregou na Câmara de Vereadores a documentação com a defesa prévia do político sobre processo de impeachment instaurado contra ele. Na defesa escrita, com 45 páginas, também estão elencadas as 10 testemunhas que deverão ser inquiridas durante a ação. O processo de cassação contra Nedy foi instaurado pelos vereadores em 25 de abril, aceito por 18 votos favoráveis e dois contrários.

O pedido foi enviado por uma eleitora, e tem como base os termos do artigo 4º, incisos VIII, do Decreto-lei nº 201/67. Para que Nedy tenha o mandato cassado e a perda definitiva do cargo de vice-prefeito, é preciso que 14 dos 21 vereadores votem a favor do impeachment. O político esteve como prefeito em exercício durante afastamento de Jairo Jorge (PSD), de março de 2022 a março de 2023.

A assessoria do vice-prefeito foi procurada, mas não houve manifestação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895