Comitiva do TJRS visita o Foro de Eldorado do Sul, duramente atingido durante a enchente
Prédio foi um dos mais atingidos do Poder Judiciário no RS, com a água alcançando 2 metros de altura no pavimento térreo
publicidade
O avanço gradativo do trabalho de reconstrução do Foro da Comarca de Eldorado do Sul foi verificado pessoalmente nesta quinta-feira pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto, que esteve no local, acompanhado pelo desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira e pela desembargadora Jane Maria Köhler Vidal. Segundo o TJRS, os prejuízos causados pelas enchentes ainda são visíveis no local.
O prédio foi um dos mais atingidos do Poder Judiciário no RS, com a água alcançando 2 metros de altura no pavimento térreo. “Queremos destacar a força e pujança da população local, que promoveu um mutirão de reconstrução da comunidade, com o apoio do Poder Público e da sociedade em geral, buscando o retorno da vida normal. Ficamos muito felizes com a reabertura do atendimento ao público no começo deste mês, com a utilização do 4° andar do prédio, e estamos agilizando a conclusão das obras para que possamos entregar o Foro, em sua totalidade, à população”, disse o presidente Delgado Neto.
O diretor do Foro da Comarca de Eldorado do Sul, juiz João Carlos Leal Júnior, agradeceu a presença da comitiva do TJ. “A vinda dos desembargadores e da desembargadora demonstra mais uma vez que a administração está preocupada com a situação das Comarcas atingidas pelas enchentes. É muito importante este diálogo pessoalmente com magistrados e servidores, da forma como ocorreu aqui. A gente teve que aguardar três meses para o retorno do Foro e agora já estamos realizando as audiências e o atendimento ao público no 4° andar”, concluiu.
O desembargador Vinicius falou sobre a importância da migração do EPROC para a nuvem, que foi realizada em tempo recorde. " Foi um salto histórico e gigantesco para o Judiciário gaúcho, qualificando a nossa infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação, incluindo estabilidade, custo, segurança e inovação, com o uso das melhores práticas e ferramentas tecnológicas disponíveis no mundo", reforçou o magistrado.
A desembargadora Jane Vidal, por sua vez, informou que a Ouvidoria está à disposição dos integrantes da Comarca para eventuais esclarecimentos e sugestões de iniciativas. O diretor do DINFRA, Giovani Lino, apontou que a enchente afetou a subestação de energia elétrica, bem como os revestimentos do andar térreo. “Estamos na fase de execução das divisórias e demais instalações. Esperamos que a obra de reconstrução esteja concluída até o dia 15 de Setembro”, acrescentou.
Durante a visita, a comitiva do TJ esteve reunida com magistrados e servidores do Foro de Eldorado do Sul.