A Minnie e o Mickey vestidos de Papai Noel alegraram as crianças que residem na Ilha do Pavão, em Porto Alegre. Além de levar animação à Associação dos Moradores do Arquipélago, os personagens entregaram os presentes de Natal que pequenos tanto aguardam nesta época do ano. Também houve distribuição de pipoca e de sanduíches.
José Carlos de Almeida Cardoso, de 11 anos, estava emocionado com o presente antecipado do bom velhinho. “As tias do Instituto Moinhos Social nos deram vários brinquedos. Estou muito feliz porque ganhei uma bola”, revelou, sorrindo.
José foi uma das crianças da comunidade, que abriga cerca de 750 pessoas em situação de vulnerabilidade social, contempladas pela iniciativa, promovida pelo Instituto Moinhos Social, que contou com doação das Farmácias São João e faz parte da campanha “Seja o Herói dessa História”, promovida anualmente pelo Hospital. Neste ano, 16 instituições de Porto Alegre e da Região Metropolitana serão beneficiadas, atendendo mais de 2,4 mil crianças.
A superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch, que acompanhou a entrega dos presentes, explicou que a relação do Moinhos de Vento com as ilhas de Porto Alegre já é antiga. “Nos últimos três anos, estamos apoiando mais especificamente a Ilha do Pavão, que é a mais desassistida e tem muitas famílias lideradas por mulheres. Promovemos oficinas para as mulheres poderem se profissionalizar e ter uma renda, promovemos melhorias na sede física da associação e, sistematicamente, realizamos esses eventos de confraternização com a comunidade. Essa é mais uma atividade nossa em prol das crianças”, relata.
A presidente da Associação dos Moradores da Ilha do Pavão, Sandra Ferreira, destacou a importância dessa ação para a comunidade, que foi duramente afetada pela enchente de maio na Capital. “Essas crianças perderam tudo. Então, assim, se começa um novo ciclo, um recomeço após tantos meses de tristeza para essas famílias. E esses brinquedos trazem alegria para cada criança. Elas precisam desse carinho”, explica.