Decreto permite a volta da comunidade a locais públicos em Pelotas

Decreto permite a volta da comunidade a locais públicos em Pelotas

Medidas são válidas a partir da decisão do Governo Estadual, no Modelo de Distanciamento Controlado, que classifica a cidade na bandeira laranja

Angélica Silveira

Decreto permite bares e restaurantes funcionarem até as 3h

publicidade

A Prefeitura de Pelotas publicou nesta sexta-feira um novo decreto flexibilizando algumas regras no combate ao coronavírus. As medidas são válidas a partir da decisão do Governo Estadual, no Modelo de Distanciamento Controlado, de manter a classificação final regional em bandeira laranja, de risco médio de contaminação da Covid-19 para região na próxima semana. Entre as regras estão a que em templos religiosos de 31m2 a 100m2 serão permitidas até 20 pessoas, nos de 101m2 a 200m2 o número sobe para 40. 

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou o decreto em uma transmissão nas redes sociais na manhã desta sexta-feira. Pelo documento também que está autorizada a abertura de escolas de educação infantil em Pelotas, a partir do próximo dia 1º. O retorno das atividades está condicionado ao parecer favorável emitido pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação municipal, mediante ao cumprimento de protocolos da higiene, saúde e distanciamento controlado, conforme o plano apresentado pela instituição. “As famílias que não tem com quem deixar as crianças poderão ir pra um local seguro e com regras. Vai haver protocolos e fiscalização da Prefeitura”, garantiu. 

Também estão autorizadas as atividades dos cursos de iniciação e formação continuada, treinos e jogos de equipes locais de futebol de salão, que disputarão o Campeonato Estadual Série Ouro 2020, observando protocolos de higiene, etiqueta respiratória, uso de máscaras e/ou protetores faciais por todos que não estiverem praticando atividade física, entre outras regras. “Os atletas devem ser testados e devem ser cumpridos todos os protocolos de exigências”, disse.

A partir do decreto passa a ser permitida a presença de pessoas em locais públicos, tais como praças, parques, praias e respectivas orlas, calçadões e assemelhados. Não sendo permitida a formação de grupos com mais de cinco pessoas, devendo ser observado o uso de máscaras, bem como o distanciamento a formação de grupos com mais de cinco pessoas, devendo ser observado o uso de máscaras, bem como o distanciamento mínimo de um metro entre os componentes do grupo e quatro metros entre grupos diversos. “Decidimos tomar esta medida, pois segundo relato das forças de segurança entendi que há um estressamento da sociedade. Vou flexibilizar por um lado, mas pedir distanciamento e cuidado por outro. É um acordo que se a população não cumprir voltaremos atrás”, observou.  

or fim, estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, inclusive trailers, food trucks, lojas de conveniência, bares, restaurantes e assemelhados devem encerrar o atendimento ao público externo, impreterivelmente a meia-noite, fechando todos os acessos, ficando impedida a entrada e o atendimento de novos clientes para evitar aglomerações. Paula enfatizou que o objetivo é facilitar a fiscalização para que todos os estabelecimentos fechem suas portas no mesmo horário. Pelotas tem 4009  contaminados pelo coronavírus. Destes 2954  estão recuperados, 907 isolados, 26 internados e 122 faleceram.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895