Cidades

Demolição de imóveis em áreas de risco é intensificada em Nova Santa Rita, ampliando a recuperação ambiental

Casas desocupadas por famílias contempladas pelo programa Compra Assistida estão sendo destruídas para evitar novas ocupações; as ações são feitas em locais estratégicos para conter alagamentos

Após a destruição das casas é feito o plantio de mudas de árvores nativas
Após a destruição das casas é feito o plantio de mudas de árvores nativas Foto : Rafael Rezende / Prefeitura de Nova Santa Rita / CP

A prefeitura de Nova Santa Rita avança nas ações de reconstrução e prevenção após as enchentes de 2024, dando sequência à demolição de imóveis localizados em áreas de risco, que anteriormente eram ocupados por famílias contempladas pelo Programa Compra Assistida.

Após a demolição e a limpeza dos terrenos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente inicia a recuperação ambiental, realizando o plantio de mudas de árvores nativas. A medida transforma antigas áreas de moradia em espaços permanentes de preservação ambiental, impedindo novas ocupações irregulares e contribuindo para a proteção dos recursos naturais.

"O Programa Compra Assistida garantiu que centenas de famílias deixassem áreas de risco e conquistassem um novo lar com mais segurança. Agora damos sequência a esse trabalho, realizando a demolição dos imóveis desocupados e recuperando ambientalmente esses espaços. Estamos encerrando um ciclo de vulnerabilidade e construindo uma cidade mais preparada para enfrentar os desafios climáticos, sempre priorizando a proteção da vida e o respeito ao meio ambiente", afirmou.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Tiago Chuaste, ressaltou que as demolições representam uma medida essencial para reduzir riscos e evitar que novas famílias sejam expostas às áreas suscetíveis a enchentes. Os locais contemplados fazem parte de Áreas de Preservação Permanente (APPs), protegidas por legislação ambiental e fundamentais para a contenção de alagamentos, preservação dos cursos de água e manutenção do equilíbrio ecológico. Em média, cada terreno recebe entre 15 e 20 mudas de espécies nativas, consolidando o processo de recuperação ambiental após a demolição das casas.

Veja Também