Cidades

Em alusão ao Outubro Rosa, Poa Ladies Run reúne mais de 3 mil atletas em Porto Alegre

Corrida de rua exclusivamente de mulheres ocorreu neste domingo

Largada ocorreu às 8h na avenida Padre Cacique
Largada ocorreu às 8h na avenida Padre Cacique Foto : Mauro Schaefer

Em uma manhã de sol e com recorde de público, o Poa Ladies Run, corrida com participação exclusivamente feminina, reuniu 3,1 mil atletas neste domingo em Porto Alegre. A iniciativa, que já chega à 3ª edição na Capital, faz alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

A largada ocorreu às 8h na avenida Padre Cacique, com percursos de 3, 5 e 10 quilômetros. Os trajetos contaram com sinalização, ponto de hidratação e atendimento médico disponível.

A policial civil Jaqueline Frescura Barcellos, de 32 anos, teve a oportunidade de participar da corrida pela primeira vez. "São alguns benefícios que a corrida traz para a saúde, acho muito importante. Te motiva mais. Eu dou umas quebradas nas minhas corridas, e nosso grupo de corrida tem bastante mulheres, e a gente marca para treinar junto. Isso incentiva a gente".

Já a estudante de Direito Jéssica Ferreira, de 34 anos, marca presença no evento pela segunda vez, e pratica corrida há mais de 1 ano. “Foi uma corrida bem divertida, e em especial só para mulheres para nos incentivar. Normalmente, é o público masculino que impera na corrida".

Prova contou com percursos de 3, 5 e 10 quilômetros | Foto: Mauro Schaefer

Parte da renda obtida pelas inscrições no evento será revertida ao Instituto Camaleão, que apoia pacientes oncológicos, destacou Cláudio Soirefmann, CEO da Run Sports, organizadora do evento. Soirefmann também ressaltou a relevância da corrida para o mês. "É um evento único, feito só para as mulheres. É um momento delas, e é realizado no mês de outubro justamente para tratarmos dos cuidados que as mulheres precisam ter."

A vencedora no trajeto de três quilômetros foi Adriane Belmonte, que cruzou a linha de chegada em 11 minutos e 4 segundos. Já nos cinco quilômetros, quem ficou na primeira colocação foi Mariana Saraiva, com 19 minutos e 53 segundos. E nos 10 quilômetros, a vencedora foi a Glaucia Placotnik, com tempo bruto de 41 minutos e 37 segundos.

Veja a lista completa das vencedoras:

  • 3 quilômetros

1º - Adriane Ramos Belmonte – 11'04,482

2º - Luisa Monteiro de Almeida – 11'07,411

3º - Rosimeri da Costa – 11'13,184

4º - Julia Marmentini Calgaro Bombeiros – 11'27,446

5º - Adriana Pasquali – 11'41,766

  • 5 quilômetros

1º - Mariana Saraiva – 19'53,258

2º - Mabila Makrakis – 20'13,247

3º - Patrícia Atkinson de Souza – 20'17,276

4º - Mariana Vacari – 20'22,303

5º - Karuane Taylize dos Santos Gonçalves – 20'30,860

  • 10 quilômetros

1º - Glaucia Placotnik – 41'37,623

2º - Vanessa Amaral Kowalski – 42'08,479

3º - Paula Escobar Pastro – 42'12,812

4º - Luisa Ramos Collares – 43'03,709

5º - Alicia Silveira Tuon – 43'04,098

Veja Também