O cônsul geral da República Tcheca em São Paulo, Richard Krpač, e o cônsul honorário em Porto Alegre, Fernando Lorenz de Azevedo, visitaram o Correio do Povo nesta sexta-feira, sendo recebidos pelo diretor-presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas, e pelo diretor-geral da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti. Richard, que está há oito meses em sua missão diplomática no Brasil, e pela segunda vez no Rio Grande do Sul, salientou a importância das relações entre os povos tchecos e do RS.
Na visita atual, ele também acompanha o 2º Festival Tcheco no Brasil, que ocorre em Nova Petrópolis, na Serra, até o próximo domingo. “Nossa estimativa é que, em todo o território brasileiro, haja cerca de 500 mil pessoas com ascendência tcheca, e grande parte deste número está no Rio Grande do Sul”, disse o cônsul, reforçando que o RS tem muitas características climáticas e paisagística em comum com a República Tcheca, o que pode ter atraído a atenção dos antigos imigrantes.
O ano de 2025 marca ainda os 150 anos da imigração do povo boêmio, natural desta região da Europa, ao Estado. Na economia, Richard afirmou esperar que haja a aprovação do acordo União Europeia-Mercosul e disse ainda que o potencial de relações entre Brasil e seu país é “ilimitado”. “Creio que, com o acordo, haverá uma facilitação de investimentos entre ambos os lados. Acreditamos que esta cooperação vai continuar no futuro, havendo muitas oportunidades nos âmbitos cultural, econômico, tecnológico e científico”, afirmou ele.
Cônsul geral da República Tcheca, Richard Krpac, visita o Correio do Povo
Nas enchentes de 2024, o país europeu exerceu papel fundamental no apoio ao Rio Grande do Sul, sendo “uma das primeiras nações a oferecer ajuda humanitária”. A República Tcheca e a capital, Praga, também tiveram grandes inundações durante minha vida. Então, posso imaginar pelo que vocês passaram aqui em Porto Alegre”, se solidarizou Richard.
Sua primeira visita à Capital ocorreu em março deste ano, quando disse ter oferecido à Prefeitura que enviasse representantes à República Tcheca para treinamento e troca de experiências sobre inundações. “Testemunhei também pessoalmente a ajuda humanitária das associações de compatriotas tchecos para as pessoas daqui”, salientou ele. Em uma parceria entre os dois países, equipamentos foram instalados para medir o movimento do solo e impedir deslizamentos de terra em áreas de risco no RS.
Exposição artística
O Espaço Memória e Cultura do Correio do Povo abriga, desde a última quarta-feira, a exposição artística “Heroínas Tchecas: Grandes Mulheres da História e da Atualidade Tcheca”, uma realização da Embaixada Tcheca e do Consulado Honorário de Porto Alegre, além do apoio do Correio do Povo, Casa da Memória Unimed Federação/RS, Biblioteca Pública do Estado, Instituto Unimed/RS, Unicoopmed, Associações Tchecos do RS, AABPE e Associação dos Amigos do Instituto Estadual do Livro (Ligia Averbuck).
São 25 painéis retratando mulheres que marcaram a história e o presente da República Tcheca. A entrada é gratuita. O cônsul, que já atuou no corpo consular de cidades como Xangai, Washington e Toronto, expressou o contentamento sobre o evento e disse ter a expectativa de que haja o conhecimento geral a respeito das histórias destas personalidades.