Embaixador e Cônsul-Geral da Itália destacam laços culturais e econômicos com o RS no Tá na Mesa

Embaixador e Cônsul-Geral da Itália destacam laços culturais e econômicos com o RS no Tá na Mesa

Primeira edição de maio do evento promovido pela Federasul celebrou os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul

Rodrigo Thiel
Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e o cônsul-geral da Itália no Estado, Valerio Caruso, foram convidados para o Tá na Mesa

Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e o cônsul-geral da Itália no Estado, Valerio Caruso, foram convidados para o Tá na Mesa

publicidade

A primeira edição de maio do Tá na Mesa, evento promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), celebrou os 150 anos da Imigração Italiana no RS, contando com a participação do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e do cônsul-geral da Itália no Estado, Valerio Caruso. Este foi mais um evento que faz parte da programação da visita do embaixador no RS para celebrar o sesquicentenário da imigração.

Na abertura do Tá na Mesa, o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, abordou a influência dos italianos na sociedade gaúcha e relembrou a participação de Giuseppi Garibaldi na Revolução Farroupilha e posterior inspiração da bravura riograndense na luta para a unificação da Itália. “Nos 150 anos, atestamos essa união entre os povos irmãos. Queremos aproveitar este momento poderoso para construir, cada vez mais, uma relação entre RS e Itália”, celebrou.

O embaixador Cortese contou brevemente sobre a sua visita no Estado para as comemorações da data, com foco na Serra Gaúcha, e citou também a importância de câmaras e comitês para aproximar a economia e a sociedade do RS com a Itália. “As vinícolas e as indústrias são um sinal de como os italianos participaram do fortalecimento da sociedade gaúcha. A Itália está sempre perto do RS. É uma tradição e agora entendo os motivos. Quando vou na Serra Gaúcha, parece que estou na Itália”, completou.

Já Caruso apontou o trabalho realizado pelo Consulado-Geral da Itália no RS para apresentar as potencialidades do Estado para investidores italianos. “É um trabalho extraordinário feito em conjunto com a comunidade. O sesquicentenário é um momento de construir oportunidades para o futuro. Nossa função é seguir construindo pontes entre o RS e a Itália e estreitar laços econômicos, para que o Estado esteja no mapa dos investimentos das empresas italianas”, citou.

Veja Também

Acordo Mercosul – União Europeia

No encontro, o embaixador também falou sobre a importância de firmar o acordo econômico entre os blocos da União Europeia e Mercosul. “Nós, mais do que os outros, temos colônias italianas em todos os países da América do Sul. E no atual contexto de guerras tarifárias, é necessário fortalecer vínculos entre estas regiões. A Itália é muito favorável à conclusão do acordo”, finalizou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895