Entidades devem repassar 15% de recursos públicos para projetos destinados a PCDs em Uruguaiana

Entidades devem repassar 15% de recursos públicos para projetos destinados a PCDs em Uruguaiana

Se a determinação não for cumprida, a entidade se tornará inapta a receber recursos públicos de esfera municipal

Fred Marcovici

publicidade

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana aprovou, na última sessão do ano, projeto de lei que trata de repasse por entidades que recebem recursos públicos de projetos esportivos, culturais, sociais e de lazer para pessoas com deficiência. O projeto de iniciativa da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes, torna obrigatória a aplicação de, no mínimo, 15% dos valores públicos recebidos por meio de subvenções, emendas parlamentares ou quaisquer outros meios, no desenvolvimento de projetos de inclusão para pessoas com deficiência.

Se a determinação não for cumprida, a entidade se tornará inapta a receber recursos públicos de esfera municipal, ou seja, a habilitação para recebimento dos valores deverá exigir em seus projetos de captação financeira, os planos de trabalhos voltados à inclusão de pessoas com deficiência.

“As dificuldades para que PCDs tenham acesso à prática esportiva são muitas, desde profissionais despreparados para o atendimento, onde procura-se apenas o aluno ideal em termos físicos e cognitivos, gerando uma exclusão desde a base da prática esportiva. A finalidade do projeto é garantir oportunidade de participação”, conclui Irani.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895