EPTC orienta usuários de bicicletas e patinetes sobre segurança no trânsito

EPTC orienta usuários de bicicletas e patinetes sobre segurança no trânsito

Ação da Escola Pública de Mobilidade percorreu a avenida Edvaldo Pereira Paiva para conversar e entregar material educativo

Correio do Povo
Agentes abordaram pessoas paradas na ciclovia e próximos a pontos de bicicletas para entregar material educativo e orientá-las sobre segurança no trânsito

Agentes abordaram pessoas paradas na ciclovia e próximos a pontos de bicicletas para entregar material educativo e orientá-las sobre segurança no trânsito

publicidade

Visando conscientizar usuários de bicicleta e patinete sobre a importância do autocuidado no trânsito e práticas de segurança, agentes da Escola Pública de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) percorreram na manhã deste sábado, dia 3, a avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo ao viaduto Abdias do Nascimento, em Porto Alegre, em ação de orientação no trânsito para quem utiliza os meios de transporte.

Ao longo da manhã, quatro agentes abordaram pessoas que estavam paradas na ciclovia e próximos a pontos de bicicletas para entregar um material educativo e orientá-las sobre a segurança no trânsito.

“Nossa ideia é sempre trabalhar a questão do autocuidado das pessoas. Mostrar, por exemplo, que a bicicleta é um veículo que também pode gerar um dano de um sinistro, e que o ciclista tem que ter responsabilidade de rodar em locais indicados por legislação, e estar sempre se cuidando e cuidando da outra pessoa”, explica Juranês Castro, coordenador da Escola Pública de Mobilidade.

Ele lembra que existe uma norma do Conselho Nacional de Trânsito que trata de orientações para andar com os veículos e quais são os cuidados necessários para trafegá-los.

Orientação da EPTC para ciclistas | Foto: Leticia Pasuch / Especial / CP

Entre as recomendações importantes para quem utiliza os meios de transporte, Castro ressalta a utilização de capacete, já que uma queda, até mesmo de patinete, pode causar lesões; andar em locais recomendados para os veículos e respeitar limites de velocidade. Na Orla, por exemplo, a velocidade deve ser mais reduzida nos finais de semana, quando há maior movimento de pessoas.

A ação deste sábado faz parte do programa permanente Ciclista Seguro da Escola Pública de Mobilidade da EPTC, que também promove debates em empresas e simulações entre ciclistas e motoristas de outros tipos de veículos. Entre outras ações, destacam a Operação Blitz Bike, ação educativa realizada em diferentes pontos da cidade para alertar ciclistas sobre a percepção de riscos e segurança viária, e atividades do Programa Pedestre Idoso, sensibilizar sobre questões de segurança no trânsito e cuidados com a mobilidade.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895