Escolhido o projeto para fortalecer o sistema de previsão hidrológica no RS
Cinco empresas concorreram na licitação. A abertura dos envelopes ocorreu de forma eletrônica
publicidade
Escolhida a empresa que irá prestar serviços especializados, com identificação e classificação de áreas de risco de desastres climáticos, A abertura dos envelopes ocorreu de forma eletrônica nesta quarta-feira. Segundo o Governo do Estado, foram apresentadas cinco propostas e a escolhida, de menor valor, foi a da empresa Rhama Consultoria Ambiental Limitada.
Atualmente, a Central de Licitações (Celic) está avaliando a proposta comercial de pouco mais de R$ 9,1 milhões para um período de 22 meses e, em seguida, deverá solicitar os documentos de habilitação necessários.
O processo de contratação está previsto para ser concluído em aproximadamente 45 dias, considerando os prazos para recursos.
Pelo edital a empresa terá que realizar a previsão de eventos hidrológicos críticos, mapeamento geo especializado, identificação e classificação de áreas de riscos hidrológicos e limiares, elaboração de mancha de inundação, planejamento de redes de monitoramento e alerta, equipe técnica especializada e licenciamento de softwares para computadores.
O processo de licitação tem o objetivo de qualificar a gestão de riscos e desastres climáticos para contratação de um projeto de modelagem hidrodinâmica. A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande e está inserida na Política Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Os dados fornecidos pela empresa poderão auxiliar nas decisões a serem tomadas em situação de eventos extremos e desastres naturais ou tecnológicos. Com isto será possível elevar o nível de preparação e resposta a essas situações, minimizando os impactos e protegendo a população.
Veja Também
- Prefeitura prorroga decreto que suspende a realização de eventos em espaços públicos
- Atingidos pelas cheias protestam contra criação de cargos em Cachoeirinha e reivindicam por estudos
- “Precisamos aprimorar processos e levar conhecimento ao cidadão”, afirma Melo em segundo dia de workshop da Defesa Civil