Integrando o calendário de comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no RS, a 4ª Festa da Colheita será realizada entre os dias 7 e 23 de março, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. Com programação totalmente gratuita, o evento promete ser uma festa com identidade italiana e gaúcha.
"A Festa das Colheitas é um verdadeiro tributo ao trabalho, à cultura e à história da nossa gente. Queremos proporcionar uma experiência ainda mais autêntica, com um ambiente acolhedor e atrações que conectam passado e presente, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a alegria de estarmos juntos", afirmou o presidente da comissão organizadora do evento, Fernando Bertotto.
A corte da Festa Nacional da Uva 2024, composta pela rainha Lizandra Mello Chinali e pelas princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, visitou o Correio do Povo para divulgar o evento. As jovens demonstraram conhecimentos sobre a cultura da Serra gaúcha, assim como estarão na festividade narrando fatos importantes desses 150 anos desde a chegada dos imigrantes italianos na região.
Em conjundo com a rainha e as princesas, as representantes a equipe organizadora Cali Troian e Carla Pezzi, ressaltaram a importância de Caxias do Sul como o maior produtor de frutas do Rio Grande do Sul. As organizadoras ainda ressaltaram a experiência cultural do evento que terá atrações gaúchas e italianas.
São esperando 80 mil visitantes na Festa da Colheita, que contará com visitas guiadas. Além de bancas para oferta de artesanatos confeccionados na cidade, haverá ainda a participação de 5 expositores de hotifrutigranjeiros produzidos na região e 20 pontos de gastronomia, além de vinícolas e diversas atrações artísticas e culturais.
- Um novo restaurante de gastronomia italiana para conhecer em Porto Alegre
- Governo do RS autoriza contratação de 108 agentes para a Fase
- Mulher fica ferida em estado grave após acidente entre carro e ônibus em Caxias do Sul
“Mais do que um evento, é um encontro de gratidão e celebração, onde cada detalhe, da gastronomia às apresentações culturais, reflete a essência dos nossos imigrantes e colonos”, ressalta Bertotto.
*Com supervisão de Luciamem Winck