Com movimento alto e filas, começaram nesta segunda-feira no Centro Municipal de Cultura, na avenida Erico Verissimo, número 307, bairro Menino Deus, as inscrições para os piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2026, que ocorre entre 29 de agosto e 20 de setembro, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. O evento, cuja temática deste ano é os 400 anos das Missões Jesuíticas e Guaranis, espera superar o público de dois milhões de pessoas, assim como os 236 piquetes, ambos registrados no ano passado.
O patrão do Piquete Lixigua, do bairro Santa Tereza, na Capital, Everton Luiz Rospide Accioly, foi um dos que chegou cedo ao Centro. Ele salientou que a temática a ser explorada por seu espaço é a rica culinária indígena e seu legado até os dias de hoje. “É um tema bastante complexo e temos a expectativa de fazer um bom evento. Cozinharemos antes para testar as possibilidades, mas já sabemos que será um desafio interessante. A gastronomia é rica, com aipim, peixe, carne, milho”, listou ele, cujo piquete está há cerca de 40 anos no Acampamento.
Representando a Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Gringa Santos disse que é costumeiro muitos piqueteiros comparecerem ao local de inscrições logo no primeiro dia. “Alguns vêm no último dia e às vezes não dá tempo de se inscreverem. Então, a dica é, quanto antes vir, melhor”, salientou ela, mas alertando que o movimento na sexta-feira será alto. O trabalho consiste no recebimento dos resumos dos projetos dos piquetes, que são analisados e aprovados na hora, caso esteja tudo correto.
Os tradicionalistas interessados devem se inscrever presencialmente no CMC Érico Veríssimo
O presidente da Associação dos Acampados da Estância da Harmonia (Acamparh), Rogério Lara, afirmou que já em julho começa a mobilização da associação para o Acampamento. “Neste ano, esperamos preencher todos os espaços de piquetes, e tem muita gente querendo entrar também. O tema de 2026 é bastante interessante, e a apresentação dos projetos culturais vai ser bem qualificada”, comentou Lara. As inscrições para piquetes terminam na próxima sexta-feira.
O Acampamento Farroupilha é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Comissão dos Festejos Farroupilhas, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a GAM3 Parks, gestora do Parque Harmonia. Até a quinta, o horário de atendimento será entre 9 horas e meio-dia, e das 13h30min às 18 horas. Já na sexta, o fechamento será às 20 horas.
A montagem dos espaços no Parque Harmonia começa em 8 de agosto para os lotes pares e 15 de agosto para os ímpares. A patrona da edição deste ano é a compositora porto-alegrense Fátima Gimenez, primeira artista a gravar em voz o Hino-Rio Grandense, e o tema da Ciranda Escolar é o centenário de Dimas Costa, autor do Parabéns Gaúcho.
- Lançado 44º Acampamento Farroupilha de Porto Alegre com expectativa de aumento de público e piquetes
- Caminhada marca manifesto contra corte de árvores na área do Horto Florestal, em Sapucaia do Sul
- Carreta do Ministério da Saúde chega a Gravataí ampliando diagnóstico de câncer de mama e do útero às mulheres da região