Cidades

Foro Central de Porto Alegre suspende atividades após falta de energia

Segundo informações preliminares, prédio opera com geradores desde a tarde de quinta-feira, e ainda não tem previsão de normalização

Energia de geradores não é suficiente para comportar todos os sistemas, como o elevador, o ar-condicionado e a rede de internet em todos os pontos do prédio
Energia de geradores não é suficiente para comportar todos os sistemas, como o elevador, o ar-condicionado e a rede de internet em todos os pontos do prédio Foto : Pedro Piegas

Por conta da falta de energia, foram suspensas as atividades jurisdicionais no prédio 1 do Foro Central de Porto Alegre nesta sexta-feira. Segundo informações preliminares, o prédio localizado na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto está operando com geradores desde às 16h desta quinta-feira. No entanto, a energia não é suficiente para comportar todos os sistemas, como o elevador, o ar-condicionado e a rede de internet em todos os pontos do prédio.

Uma portaria emitida às 11h determinou o fechamento do prédio e a suspensão das atividades pelo Foro da Comarca de Porto Alegre, por meio da juíza de Direito Gioconda Fianco Pitt. De acordo com a portaria, as atividades cartorárias jurisdicionais e administrativas ocorrem de forma remota, pelo balcão virtual ou por telefone, e os prazos de processos foram suspensos.

As audiências já marcadas ficarão a critério de cada magistrado da unidade jurisdicional. Segundo informações preliminares, um júri e uma audiência estão sendo realizados no prédio, enquanto as demais sessões foram canceladas.

Prédio I do Foro Central está sem luz e funcionando apenas com o uso de gerador | Foto: Pedro Piegas

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Pelo menos dois protocolos foram abertos para a CEEE Equatorial entre esta quinta e sexta-feira, e ainda não há previsão de retorno. Segundo relatos de trabalhadores do prédio, estão sendo averiguados se os problemas da falta de energia são externos, e já houve ocorrências semelhantes na região desde a enchente.

A CEEE Equatorial informou, por meio de nota, que a interrupção de energia foi decorrente de um problema interno nas instalações, ou seja, de “responsabilidade do cliente”. “Assim que a distribuidora tomou conhecimento, enviou equipe até o local e constatou o problema. Técnicos da concessionária auxiliaram os eletricistas no Foro na identificação do ponto de falha, a fim de restabelecer o fornecimento o mais rápido possível”.