Cidades

Governo federal anuncia novas entregas de moradias para atingidos pelas enchentes no RS

Ato em Porto Alegre oficializou novas assinaturas do Compra Assistida, enquanto novos empreendimentos habitacionais foram anunciados na Capital e em Encantado

Assinatura foi realizada durante evento em Porto Alegre
Assinatura foi realizada durante evento em Porto Alegre Foto : Mauro Schaefer

Em mais uma etapa de entregas para atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Ministério das Cidades realizou, na quinta-feira (7), a assinatura de novos contratos no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. A solenidade marcou o início de obras em dois empreendimentos habitacionais – um em Porto Alegre e outro em Encantado –, além do avanço das entregas do Compra Assistida, modalidade criada especialmente para facilitar o acesso às novas moradias para as famílias que perderam suas casas, que já chegou a 4,8 mil beneficiários.

Durante o evento, o Secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, considerou ágil o ritmo de entregas do programa e projetou a chegada aos 5 mil. “Há uma grande expectativa para que o presidente Lula possa anunciar esse marco na semana que vem. Desde agosto do ano passado, logo após a tragédia, já começamos as contratações. De lá para cá, avançamos com rapidez e hoje já são quase cinco mil famílias contempladas, com contratos assinados e muitas já com as chaves em mãos”, afirmou Rabelo.

Rabelo ressaltou a tragédia climática no Estado como a maior já enfrentada no Brasil e disse que a meta do governo federal é ir além em número de entregas. “Temos orçamento para mais de 20 mil unidades no Estado, somando Compra Assistida e novas construções. E o presidente sempre reforça que vamos até a última família. Nenhuma ficará sem atendimento”, afirmou.

Durante a cerimônia em Porto Alegre, três ações distintas foram anunciadas: o Compra Assistida – com novas famílias assinando contrato e recebendo imóveis prontos, adquiridos no mercado imobiliário; início de obras em Encantado, com 100 moradias no Loteamento União, com investimento de R$ 20 milhões; e um novo empreendimento em Porto Alegre, com 212 unidades e investimento de R$ 36,3 milhões.

O empreendimento em Encantado, no Vale do Taquari, atingido por três grandes enchentes entre 2023 e 2024, contempla as entregas em uma das regiões mais castigadas. “Encantado representa essa reconstrução em série, porque foi atingido em setembro, novembro e novamente em maio. Já entregamos 1.010 casas no Vale do Taquari via Compra Assistida e estamos com obras em várias frentes. Nosso compromisso é chegar a todas as famílias com direito ao programa, seja por compra ou construção”, destacou Hassen.

De acordo com Rabelo, cerca de 16 mil famílias já passaram por triagem junto às prefeituras e órgãos federais. Destas, entre 8 e 9 mil já estão habilitadas para o atendimento. O restante está em análise ou em malha fina, por pendências cadastrais ou questões de renda. “O nosso cuidado é garantir que o benefício chegue e isso exige um processo cuidadoso. Mas com o orçamento atual, já superamos a demanda configurada até aqui”, afirmou o secretário.

Entre os beneficiários do Compra Assistida que assinaram contrato na quinta-feira, estava o jovem Leonardo Silva Bento, ao lado da mãe, Marciele Alves Bento. A família, que perdeu sua casa durante as enchentes em Eldorado do Sul, comemorou o novo recomeço, com aquisição do imóvel em Cidreira, no Litoral Norte. “Para mim, foi muito bom. Por mais que eu seja novo, eu tenho tempo ainda, e ganhei praticamente de graça. O governo ajudou bastante”, contou Leonardo.

“Como mãe, estou muito feliz pela conquista do meu filho. E agora espero a minha vez, minha assinatura”, completou Marciele, que já escolheu sua nova casa, mas que aguarda pela vistoria para aprovação.

Veja Também