Gramado decreta reabertura de hotéis e parques de turismo

Gramado decreta reabertura de hotéis e parques de turismo

Museus também estão autorizados a reabrir na cidade, segundo documento

Halder Ramos

Espaços em Gramado poderão reabrir desde que apliquem medidas de prevenção contra novo coronavírus

publicidade

Gramado publicou nessa quarta-feira um novo decreto que permite a reabertura da hotelaria, de parques de turismo e museus. Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar desde que cumpram normas de prevenção. Entre as exigências, está operar com 50% da capacidade. O novo decreto reafirma, ainda, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial de todas as pessoas que ingressarem em espaços públicos e também no comércio situado no território municipal.

Para que reabram, hotéis, motéis e pousadas devem apresentar Planos de Contingência para enfrentamento da pandemia, que serão avaliados pelo Centro de Operações de Emergência (COE) de Gramado.

Fica proibida a abertura e a utilização dos espaços coletivos das áreas sociais, lazer e conveniência, como piscinas de qualquer natureza, academias, saunas, brinquedotecas, sala de jogos, de cinema ou eventos e outras de uso compartilhado. “O decreto visa atender a reivindicação da classe hoteleira, sem descuidar nas medidas preventivas em relação a Covid-19”, afirma o prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci.

Em função da dificuldade de fiscalização, as locações por temporada e os campings permanecem proibidos em Gramado. O prefeito notificou a plataforma Airbnb a cancelar as atividades de anúncio, reserva e locação de acomodações na cidade.

“Os riscos de contágio devem ser minimizados da melhor forma possível e, no momento, os imóveis de locação por temporada não possuem mecanismos de controle, indo contra as normas da nossa vigilância sanitária”, afirma Bertolucci.

Canela 

Já em Canela, o prefeito Constantino Orsolin prorrogou o decreto que está em vigor até a próxima sexta-feira. Apesar do pré-acordo entre os prefeitos da região para abertura de hotéis e parques a partir de sexta-feira, o secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Vitor Müller destaca que é temerária uma decisão antes das novas diretrizes que serão apresentadas pelo governador Eduardo Leite, que também devem publicadas na sexta.

“No novo modelo de distanciamento controlado, Canela se classifica pela bandeira de cor laranja – a segunda na escala de classificação e que aponta para risco médio em relação à disseminação do novo coronavírus”, diz Müller.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895