Heinze se reúne com o MP para agilizar obras de prevenção de enchentes

Heinze se reúne com o MP para agilizar obras de prevenção de enchentes

Senador participou do encontro que visa garantir a aplicação do fundo da reconstrução

Correio do Povo
Encontro reuniu diversas autoridades para debater aplicação do fundo da reconstrução

Encontro reuniu diversas autoridades para debater aplicação do fundo da reconstrução

publicidade

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (9) buscou acelerar o andamento dos projetos de prevenção de enchentes. A iniciativa busca proteger, especialmente, a Região Metropolitana e garantir a aplicação do fundo da reconstrução. O encontro contou com a presença do senador Luis Carlos Heinze, representantes do Ministério Público Federal e Estadual, da Secretaria da Reconstrução e da Fepam, além de prefeitos de regiões atingidas.

Heinze, que foi relator do PL do Fundo, no Senado, ressaltou que a reunião teve como objetivo eliminar qualquer entrave que possa retardar as obras. “São intervenções urgentes e não podem se perder na burocracia. Já temos seis meses com o recurso parado no fundo. Não podemos passar por outro desastre por falha administrativa. A obra é para ontem. Não esqueçamos lá atrás o valores do PAC foram perdidos por falhas na gestão”, afirmou o senador.

Os empreendimentos priorizam as bacias hidrográficas do Delta do Jacuí, dos rios Sinos, Gravataí e Caí. Estão previstas a construção de muros de contenção – os chamados diques –, aterros e a instalação de sistemas de bombeamento de água, formando um complexo de proteção contra futuras enchentes.

Durante a reunião, foi informado que os estudos para Eldorado do Sul já foram licitados, e que o próximo será o do Arroio Feijó. Para além, o estado argumenta que está reforçando o diálogo com as prefeituras para reduzir os entraves. “Seguirei cobrando celeridade e me reunindo com os envolvidos. Temos muitas desculpas, mas o assunto de fato precisa ser priorizado. Estamos falando de emergência e se depender de mim, a obra começa já”, enfatizou Heinze.

Participaram do encontro o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, os promotores Felipe Teixeira, Roberta Morillos, Ximena Cardozo e Bruno Pereira Pereira, além dos prefeitos Sebastião Melo - Porto Alegre -, Volmir Rodrigues - Sapucaia do Sul - e João Guará - São Sebastião do Caí.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895