Heinze se reúne com o MP para agilizar obras de prevenção de enchentes
Senador participou do encontro que visa garantir a aplicação do fundo da reconstrução
publicidade
Uma reunião realizada nesta segunda-feira (9) buscou acelerar o andamento dos projetos de prevenção de enchentes. A iniciativa busca proteger, especialmente, a Região Metropolitana e garantir a aplicação do fundo da reconstrução. O encontro contou com a presença do senador Luis Carlos Heinze, representantes do Ministério Público Federal e Estadual, da Secretaria da Reconstrução e da Fepam, além de prefeitos de regiões atingidas.
Heinze, que foi relator do PL do Fundo, no Senado, ressaltou que a reunião teve como objetivo eliminar qualquer entrave que possa retardar as obras. “São intervenções urgentes e não podem se perder na burocracia. Já temos seis meses com o recurso parado no fundo. Não podemos passar por outro desastre por falha administrativa. A obra é para ontem. Não esqueçamos lá atrás o valores do PAC foram perdidos por falhas na gestão”, afirmou o senador.
Os empreendimentos priorizam as bacias hidrográficas do Delta do Jacuí, dos rios Sinos, Gravataí e Caí. Estão previstas a construção de muros de contenção – os chamados diques –, aterros e a instalação de sistemas de bombeamento de água, formando um complexo de proteção contra futuras enchentes.
Durante a reunião, foi informado que os estudos para Eldorado do Sul já foram licitados, e que o próximo será o do Arroio Feijó. Para além, o estado argumenta que está reforçando o diálogo com as prefeituras para reduzir os entraves. “Seguirei cobrando celeridade e me reunindo com os envolvidos. Temos muitas desculpas, mas o assunto de fato precisa ser priorizado. Estamos falando de emergência e se depender de mim, a obra começa já”, enfatizou Heinze.
Participaram do encontro o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, os promotores Felipe Teixeira, Roberta Morillos, Ximena Cardozo e Bruno Pereira Pereira, além dos prefeitos Sebastião Melo - Porto Alegre -, Volmir Rodrigues - Sapucaia do Sul - e João Guará - São Sebastião do Caí.