Cidades

Hospital de campanha é aberto em Porto Alegre para atender casos de dengue

Estrutura montada pelo Ministério da Saúde na zona Norte busca evitar sobrecarga do sistema durante os feriados de Páscoa e Tiradentes

Espaço funcionará 24 horas por dia e tem capacidade para atender 30 pacientes simultaneamente
Espaço funcionará 24 horas por dia e tem capacidade para atender 30 pacientes simultaneamente Foto : Ricardo Giusti

Diante da elevação dos casos de dengue, o Ministério da Saúde abriu nesta quinta feira um Hospital de Campanha em Porto Alegre. A estrutura, montada no pátio da UPA Moacyr Scliar, na zona Norte da Capital, é parte do plano de contingência que será executado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) para atender pacientes e casos suspeitos da doença na Capital.

A medida chega para tentar evitar uma sobrecarga da rede hospitalar durante o período do feriado estendido de Páscoa, período no qual as unidades básicas de saúde mantidas pelo município estarão fechadas. A estrutura tem capacidade para atender 30 pessoas simultaneamente e ficará aberta 24h por dia.

O hospital de Campanha começou a funcionar no dia em que Porto Alegre decretou situação de emergência por conta da dengue. Desde o início do ano, já são quase 20 mil ocorrências suspeitas notificadas, 4,2 mil casos confirmados, fazendo da Capital a segunda cidade em número de registros da doença no Rio Grande do Sul em 2025.

Além da estrutura da Força Nacional do SUS na UPA Moacyr Scliar, O plano de contingência do GHC prevê a instalação de tendas em áreas de maior concentração de casos. Duas delas ficam nas unidades de saúde Coinma e Jardim Itu e atendem das 8h às 17h. Uma terceira será aberta no Stock Center da avenida Manoel Elias, no bairro Passo das Pedras, com abertura prevista ainda para este mês. No local, atuarão mais de 20 profissionais de saúde, com atendimento diário, das 8h às 22h.

Por fim, as unidades de saúde mantidas pelo Grupo GHC terão abertura em finais de semana e feriados para atendimento de pacientes sintomáticos.

Mais de 1,7 mil atendimentos

As 12 unidades de saúde do Grupo Hospitalar Conceição registraram, entre 14 de março e 13 de abril deste ano, 1.737 atendimentos de casos de dengue. Ações de prevenção e orientação à comunidade para reduzir a proliferação do mosquito também foram adotadas, conforme o diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú.

“Organizamos a Atenção Primária à Saúde, que é composta por 12 UBS na zona norte de Porto Alegre, para que consiga atender a maioria dos casos sem aumentar a superlotação das emergências e da UPA na cidade. As unidades têm um plano que reorganiza o processo de trabalho caso haja aumento de casos, buscando atender aos pacientes da própria comunidade”, afirma Benvegnú.

De acordo com o diretor, esse diagnóstico pode ocorrer tanto nas unidades básicas de saúde, quanto na UPA e nas emergências e, de acordo com a gravidade, os pacientes são classificados em A e B – mais leves – ou C e D – mais graves. Os casos mais leves são encaminhados ao acompanhamento das unidades básicas e os mais graves à monitoração hospitalar.

Veja Também

Uma dos primeiros pacientes do hospital de campanha foi o técnico administrativo Miguel Galvani. 18 anos. Morador do Parque Santa Fé, uma das áreas consideradas infestadas pelo mosquito na zona Norte, tem febre e outros sintomas de dengue desde o último domingo. Acompanhado pela mãe, a design de interiores Cida Almeida, 50, aguardava atendimento no fim da tarde de ontem.

“Ele foi no posto e ficou em casa fazendo soro (reidratação), mas continuou com febre. Eu fiquei sabendo do hospital de campanha e trouxe ele para uma nova avaliação e está sendo rápido”, completou Cida.

Miguel Galvani procurou atendimento nesta tarde | Foto: Ricardo Giusti

A dengue

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus da dengue, transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. É uma das principais doenças transmissíveis por vetores do mundo, e pode causar sintomas graves e potencialmente fatais.

Principais sintomas

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular e articular
  • Erupção cutânea
  • Fadiga
  • Náusea
  • Vômito

Prevenção

Eliminar locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, usar repelentes e roupas protetoras, instalar telas em janelas e portas, vacinação (em alguns casos). O tratamento para dengue é sintomático, com foco no alívio dos sintomas e prevenção de complicações.

Auxílio médico

Em casos de sintomas leves de dengue, como dor de cabeça, no corpo e febre, a população deve procurar a sua unidade de saúde. Já pessoas com sinais de alarme, como vômitos persistentes, dor abdominal intensa, tontura, sangramentos, dificuldade para se alimentar ou sinais de desidratação, devem buscar imediatamente serviços de urgência, como a UPA ou qualquer pronto atendimento da Capital.