Imagens de Satélite mostram cheia do Guaíba após chuvas no Vale do Taquari

Imagens de Satélite mostram cheia do Guaíba após chuvas no Vale do Taquari

Nível medido no Cais Mauá, que teve seu pico na última quinta-feira com 2,70 metros, indicava 2,49 metros no começo desta manhã

Correio do Povo

publicidade

Mesmo com a trégua da chuva neste fim de semana, o Guaíba segue em estado de cheia em Porto Alegre e com o seu nível muito alto. Segundo a MetSul, a régua do Cais Mauá indicava no começo da manhã 2,49 metros, após registro de 2,51 metros no começo da madrugada de hoje.

A cheia que teve início ainda no começo do mês, com os acumulados extremos de chuva registrados nos primeiros dias de setembro de 200 mm a 400 mm do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul, teve seu pico de cheia na manhã do dia 14, na última quinta-feira, quando chegou a 2,70 metros no Cais Mauá, apenas 30 centímetros abaixo da cota de transbordamento no Centro.

O índice só é superado neste século pelo registro de 2,97 metros de outubro de 2015. Em toda a série histórica, a marca atingida na última quinta-feira 2,97 metros de 2015, os 3,13 metros de 1967 e os 4,76 metros de 1941, conforme os dados  resgatados pelo serviço de metereologia. 

No Sul da cidade, com cotas de extravasamento menores, houve alagamentos. Nas ilhas, a situação piorou.  Com o nível muito elevado, as águas do Guaíba refluíram pela rede pluvial e alagaram ruas no Quarto Distrito.

Setembro de cheia 

Com a grande cheia do Taquari do começo do mês e também do Jacuí, o Guaíba atingiu o seu primeiro pico de cheia no dia 7 com 2,46 metros. Após, começou a baixar. No final da segunda-feira (10), o nível era de 1,96 metro, mas aí veio o vendaval com vento Sul e uma vez começou a subir novamente com a persistência do represamento pelo vento Sul e a chuva que passou de 100 mm, atingindo os 2,70 metros da quinta (14) sob forte vento Sul.

Com as  imagens obtidas pela MetSul Meteorologia junto ao Sistema Copernicus da União Europeia, é possível perceber a diferença do Guaíba antes e depois das cheias 

 Imagens antes das cheias /ADAM PLATFORM /  

Imagens depois das chuvas / ADAM PLATFORM /  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895