Inmet emite "alerta vermelho" por temporais sob efeito de ciclone no RS

Inmet emite "alerta vermelho" por temporais sob efeito de ciclone no RS

Instituto prevê chuvas com intensidade superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.

Correio do Povo

As áreas que devem ser afetadas pelo ciclone incluem a região Metropolitana de Porto Alegre, litoral Norte, Nordeste Rio-grandense e o Sul Catarinense.

publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta Vermelho, de grande perigo, devido à chegada de um ciclone extratropical que deve atingir o Estado neste final de semana. O aviso entra em vigor a partir das 21 horas desta sexta-feira e permanece até o meio-dia de sábado. Existem grandes riscos de alagamentos e transbordamentos de rios e  deslizamentos de encostas.  As áreas afetadas pelo ciclone incluem a região Metropolitana de Porto Alegre, litoral Norte, Nordeste Rio-grandense e o Sul Catarinense. 

Segundo o Inmet, são esperadas chuvas com intensidade superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Essas condições climáticas apresentam riscos de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Na manhã desta sexta-feira, o aviso ainda era Laranja, de perigo, com previsão de chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dia, com ventos intensos, de 60 a 100km, e queda de granizo.

O Instituto orienta a população a tomar algumas medidas de precaução, tais como desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. É importante observar qualquer alteração nas encostas próximas às residências e buscar abrigo em locais seguros. Caso ocorra uma situação de inundação ou similar, é recomendado proteger os pertences pessoais envolvendo-os em sacos plásticos.

Para obter mais informações e suporte, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895