Neste domingo, Porto Alegre recebe mais uma edição do Iom Mitzvah, tradicional campanha de arrecadação promovida pela comunidade judaica, em parceria com a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) e o Gabinete da Primeira-Dama.
Nesta 13ª edição , entre 10h e 15h, caminhões irão vão percorrer diversos bairros da Capital recolhendo doações de de casacos, cobertores e alimentos não perecíveis. O objetivo é arrecadar itens essenciais para garantir mais conforto e proteção à população em situação de vulnerabilidade durante o inverno.
A ação vai contemplar os bairros
- Bom Fim
- Rio Branco
- Santa Cecília
- Santana
- Partenon
- Jardim Botânico
- Petrópolis
- Moinhos de Vento
- Bela Vista
- Jardim Europa
- Chácara das Pedras
- Três Figueiras
- Higienópolis
- Boa Vista
- Câmara de Vereadores retoma discussão sobre falta de vagas e implantação de rotativo em Campo Bom
- Programa da Fiergs em parceria com a ONU e a OIM busca qualificar 2,4 mil migrantes refugiados na indústria
- Começa na próxima semana mais uma rodada de vistorias em casas atingidas por enchente em Porto Alegre
A presidente da FIRS, Daniela Russowsky Raad, destaca o espírito de solidariedade que move o Iom Mitzvah. “O Iom Mitzvah é a expressão do compromisso da comunidade judaica com a tzedaká, valor judaico que representa o ato de fazer o bem e ajudar aqueles que estão passando por necessidades. É um dia especial, em que nos unimos não apenas para doar, mas para transformar realidades com empatia e responsabilidade. Nosso objetivo é inspirar e envolver toda a sociedade porto-alegrense nesse gesto de cuidado coletivo” destacou.
Segundo a primeira-dama, Valéria Leopoldino, a iniciativa representa um importante marco de união entre o poder público e a sociedade civil, com um olhar solidário para quem mais precisa. “O frio chegou, mas a solidariedade também. Somos muito gratos a cada pessoa e instituição que se soma a essa corrente do bem. Mais do que doações, entregamos esperança, cuidado e a certeza de que juntos somos mais fortes”, afirma Valéria.
Além da coleta itinerante, a campanha disponibiliza pontos fixos de arrecadação, no Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 – Navegantes) e na sede da Melnick, localizada na Av. Nilópolis, 577 – bairro Bela Vista. Para quem preferir contribuir financeiramente, sem sair de casa, as doações podem ser realizadas pelo site da Vakinha, ampliando ainda mais as possibilidades de participação. O valor arrecadado será revertido para compra de itens de necessidade, indicados pela prefeitura.