Cidades

Jornalistas do Correio do Povo são destaque no Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito 2025

Profissionais conquistaram o reconhecimento na categoria imprensa e receberam a premiação em solenidade na PUCRS

Felipe Faleiro e Cristiano Abreu receberam as premiações do diretor de operações da EPTC, Carlos Pires
Felipe Faleiro e Cristiano Abreu receberam as premiações do diretor de operações da EPTC, Carlos Pires Foto : Ricardo Giusti

Os jornalistas Cristiano Abreu e Felipe Faleiro, do Correio do Povo, foram premiados na categoria Imprensa do Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito 2025, promovido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A cerimônia de premiação foi realizada na tarde de quinta-feira (30), no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre.

Abreu conquistou o segundo lugar com a reportagem “EPTC leva ação educativa para os bares do centro de Porto Alegre”, que destacou a mensagem de conscientização de uma ação realizada por agentes do setor de Educação em Porto Alegre. “O trabalho selecionado aborda a humanização de agentes de trânsito e do importante trabalho que prestam à população, que junto da educação é pilar da segurança e da convivência entre condutores, pedestres e servidores públicos”, afirmou.

Faleiro ficou em terceiro lugar com a matéria “Abrigo de animais da EPTC permite uma nova vida a equinos no extremo sul de Porto Alegre”, que revelou o trabalho realizado no espaço, localizado no bairro Lami, no extremo Sul da Capital. “Este reconhecimento é muito gratificante, tanto mais por elevar o nome de um serviço pouco conhecido realizado pela EPTC, de resgate de grandes animais nas ruas de Porto Alegre, e sua disponibilização para adoção. Fazer um trânsito mais seguro é um compromisso diário de todos, e o Jornalismo tem um papel fundamental neste compromisso de segurança e responsabilidade”, destacou.

Veja Também

A 17ª edição do prêmio bateu recorde de participação, com 1.328 trabalhos inscritos, número que representa um crescimento de 55% em relação a 2023. Foram realizadas visitas a 118 instituições, entre escolas municipais, estaduais, particulares e ONGs. A iniciativa integra as ações da Escola Pública de Mobilidade (EPM), estimulando a adoção de comportamentos seguros entre estudantes, educadores e a comunidade em geral.

“Esse prêmio já está em sua 16ª edição e destaca que, sem educação não há solução. Nós estamos investindo nas crianças para termos um cidadão mais consciente, mais cuidadoso e, acima de tudo, mais gentil com os demais participantes do trânsito da cidade. Isso aqui é uma aula de cidadania e o que nós queremos, na verdade, é que seja tudo um tributo e uma homenagem ao desenvolvimento da prudência no trânsito”, ressaltou o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

As categorias com maior número de inscrições em 2025 foram 1º e 2º anos (520 trabalhos) e 3º e 4º anos (593 trabalhos), seguidas por Educação Infantil (64), Educação Especial (37), Ensino Médio (5) e Empresas (2).

Além das escolas, o prêmio também contou com expressiva participação de outros segmentos da sociedade: 24 trabalhos inscritos por idosos, 17 pela imprensa e 26 por professores, demonstrando que a educação para o trânsito é um compromisso coletivo que envolve diferentes gerações e setores.