Lajeado anuncia novas medidas para combater a Covid-19

Lajeado anuncia novas medidas para combater a Covid-19

Posto de saúde funcionará neste final de semana para atendimento exclusivo para casos leves e suspeitos

Correio do Povo

O objetivo das medidas é reduzir a pressão sobre o atendimento de saúde de postos, UPA e do Hospital Bruno Born

publicidade

Após reunião do Grupo de Contingenciamento do Coronavírus de Lajeado, que com o agravamento da situação da pandemia no município voltaram a ser diárias, a cidade optou pela adoção de novas medidas para combater a disseminação da Covid-19. O objetivo das medidas é reduzir a movimentação e as aglomerações em toda a cidade, evitando ao máximo contatos entre as pessoas, para que a curva de contágio baixe e reduza a pressão sobre o atendimento de saúde de postos, UPA e Hospital Bruno Born (HBB) e, desta forma, poder manter em funcionamento, com todos os cuidados e protocolos, atividades como as escolas e o comércio.

A principal medida será um novo Decreto Municipal, a ser publicado nesta quinta-feira, no qual será determinada a adoção das medidas previstas na bandeira preta para todo o território municipal, com exceções específicas que estarão previstas no decreto. A decisão mais relevante é pelo fechamento de todos os estabelecimentos de comércio e serviços não essenciais entre as 20h de sexta-feira e as 5h da próxima segunda-feira. Além disso, estabelecimentos de alimentação (restaurantes, bares, lancherias, food trucks e afins), já a partir desta quinta-feira, só poderão atender presencialmente até 18h e depois, apenas com telentrega ou no sistema pegue e leve até 23h.

“Estamos vivendo, com certeza, o momento mais crítico da pandemia e precisamos do apoio de todas as entidades e da comunidade para que isso funcione. Não podemos permitir aglomerações de nenhum tipo porque é nestes locais que a contaminação acontece. Nossas equipes de fiscalização estarão nas ruas cobrando esta postura de todos”, disse o prefeito Marcelo Caumo.

As medidas se somam aos esforços que estão sendo feitos pelo HBB para ampliar o atendimento de casos graves de Covid dentro do escopo de seu Plano de Contingência para Situação de Calamidade. O hospital anunciou nesta quarta-feira a etapa três de ampliação de leitos e prepara nova etapa. A pedido do hospital, o município já adquiriu três aparelhos de terapia de alto fluxo e está adquirindo 10 bombas de infusão, equipamentos que serão utilizados para apoiar o tratamento de pacientes do HBB.

Em paralelo, a Secretaria Municipal da Saúde está concluindo contrato para parceria com o Hospital do município de Marques de Souza, para que funcione como suporte para os pacientes de Lajeado no caso de serem necessários mais leitos além dos que o HBB já está disponibilizando na cidade.

“As pessoas nos perguntam por que não fazemos hospital de campanha. Hospital de campanha só trata casos leves, não tem internação nem UTI. E neste momento precisamos de UTI, que estão sendo ampliadas pelo HBB até o limite das possibilidades, e de internação. Não adianta termos leitos ambulatoriais porque em pouco contribuem para os casos que estamos recebendo. Por isso, o hospital de Marques será nosso braço de ampliação para casos de internação menos graves”, explica o secretário de Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio Klein.

O Posto de Saúde do Centro, que é referência para atendimento de casos de pacientes com sintomas respiratórios e Covid-19, funcionará excepcionalmente neste sábado e domingo, das 10h às 16h, para atendimento exclusivo de casos leves suspeitos ou confirmados da doença. A ideia é evitar a sobrecarga dos serviços da UPA e HBB, que ficam dedicados aos casos urgentes e graves.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895