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Lançada motofaixa experimental de quatro quilômetros na avenida Assis Brasil, em Porto Alegre

Faixa na cor azul ficará entre o Terminal Triângulo e as proximidades da rótula da Fiergs

Nova sinalização implantada para a motofaixa da avenida Assis Brasil, no sentido Centro-bairro da via, a partir do cruzamento com a avenida Joaquim Silveira, no bairro Sarandi
Nova sinalização implantada para a motofaixa da avenida Assis Brasil, no sentido Centro-bairro da via, a partir do cruzamento com a avenida Joaquim Silveira, no bairro Sarandi Foto : Camila Cunha

Foi entregue nesta terça-feira pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o projeto experimental de sinalização da nova motofaixa da avenida Assis Brasil, na zona Norte de Porto Alegre, cujo teste vai até 31 de março de 2026, podendo ser renovado conforme os resultados. São quatro quilômetros de faixa demarcada na cor azul, com 1,20 metro de largura, próximo ao centro da via, no sentido Centro-bairro.

Ela ficará entre a rua Joaquim Silveira, próximo ao Terminal Triângulo, e a avenida Bernardino Silveira Amorim, nas imediações da rótula da Fiergs. A motofaixa é preferencial, porém não de uso obrigatório, e pode ser cruzada por demais veículos, contanto que utilizem a seta e manobrem com segurança. O limite de velocidade é o mesmo da Assis Brasil, de 60 quillômetros por hora. O prefeito Sebastião Melo e o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, acompanharam a ação.

“Há uma enorme quantidade de motos na cidade e elas cumprem um papel econômico e social fundamental. Converso com colegas prefeitos de outras cidades, e todos eles dizem que a segurança melhorou bastante e as mortes reduziram. É mais segurança para os motoristas e motociclistas. Temos certeza de que faremos em outros locais”, comentou Melo, sem detalhar onde serão.

“Esta faixa vai agregar muito para a cidade, na medida em que vai oferecer uma nova alternativa para trazer um pouco mais de harmonia e convivência pacífica no trânsito. A Assis Brasil é uma avenida muito importante, então é um local muito interessante para testarmos e verificarmos. Já temos um dos trânsitos mais seguros do Brasil, e não vou descansar enquanto não for o mais”, acrescentou Pedro.

Primeiro, a Prefeitura fará um estudo da adesão dos motociclistas à faixa, sinalizada também com placas. Ao longo deste primeiro mês, agentes não-uniformizados da EPTC farão estudos na área e instruirão os motociclistas no seu uso. A sinalização de faixa exclusiva não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas o projeto foi encaminhado de maneira experimental pela Administração no primeiro semestre deste ano e autorizado neste mês pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes.

Antes da implantação, a EPTC fez um levantamento sobre os sinistros de trânsito neste trecho entre 2020 e 2024, com 547 ocorrências, sendo 120 com envolvimento de motocicletas. Ao todo, 93 pessoas ficaram feridas e três morreram. No ano passado, houve 32 ocorrências e 23 feridos, número considerado alto, mesmo com redução sobre 2023, quando houve 36 sinistros envolvendo motos e 37 feridos.

Este último número foi o triplo de 2022, com dez feridos. As motocicletas representam 12% do fluxo diário da Assis Brasil, e o trecho desta via é um dos mais movimentados da Capital, com fluxo médio diário superior a 23 mil veículos, incluindo 2,7 mil motos. Já em Porto Alegre como um todo, há mais de 111 mil motocicletas, motonetas e ciclomotores registrados junto ao DetranRS.

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