A Ecovias Sul, empresa responsável pelo Polo Rodoviário de Pelotas, prevê que cerca de 191 mil veículos circulem em seus trechos de concessão durante o feriadão deste fim de semana. Por este motivo, a empresa começou uma operação especial nesta quinta-feira, indo até o último minuto da próxima segunda-feira.
A concessionária é responsável por dois trechos que totalizam 457,3 quilômetros de extensão, sendo composto por 260,5 quilômetros entre as cidades de Camaquã, Pelotas e Jaguarão, na BR 116. Além desse, há também 196,8 quilômetros entre as cidades de Rio Grande, Pelotas e Santana da Boa Vista, na BR 392.
Segundo a Ecovias Sul, nos últimos feriados de Semana Santa e Tiradentes não ocorreram mortes nos trechos. Em 2024, entre os dias 28 e 31 de março foram registrados cinco acidentes, com 154 atendimentos mecânicos, dos quais 103 resultaram em remoção de veículos. Já entre os dias 19 e 21 de abril do mesmo ano, foram registrados nove acidentes, além de 141 atendimentos mecânicos e 88 remoções.
As equipes operacionais da empresa, seguem durante a operação, posicionadas de forma estratégica ao longo das rodovias, com viaturas de inspeção de tráfego, ambulâncias de resgate, o que inclui uma UTI móvel, além de guinchos leves e pesados. Além disso, os Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) estarão disponíveis 24 horas por dia durante o feriadão, com estrutura completa para receber e auxiliar os motoristas. A concessionária também reforça algumas orientações importantes para quem vai pegar a estrada: utilizar sempre o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade, revisar o veículo antes de viajar, redobrar a atenção em cruzamentos, sinalizar corretamente antes de realizar manobras e manter cuidado redobrado com pedestres, ciclistas, motociclistas e animais que possam cruzar a pista.