Melo anuncia fechamento de comportas para evitar inundação do Guaíba

Melo anuncia fechamento de comportas para evitar inundação do Guaíba

Na área do Cais Mauá, medição aponta 2,73m

Correio do Povo*

publicidade

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou hoje que o Dmae, juntamente de equipes da administração municipal, irá fechar preventivamente o sistema de comportas para evitar inundação causada pelo Guaíba. Ele está em 2,73m na área do Cais Mauá, faltando apenas 27cm para chegar no transbordamento.

Já na área da Ilha da Pintada, a medição aponta 2,46m, já acima da cota de inundação. Conforme Melo, a determinação leva em conta a previsão de mais chuvas no RS, além do vento Sul represando a água.

Melo anunciou decisão em reunião extraordinária | Foto: Guilherme Almeida

A ação vai começar no início da tarde desta segunda-feira. As primeiras comportas que serão fechadas serão a P3, na frente do Tribunal de Contas de Estado, e a P4, na avenida Sepúlveda. “É um fechamento preventivo", destacou Melo.

Também serão colocados sacos de areia nos portões que já estão fechados. E para o acesso aos portões 12 e 14, que estão localizados na avenida Sertório e Voluntários da Pátria, será necessário fazer uma abertura no asfalto, devido a falta de trilho, e fazer o isolamento com saco de areia. Ainda está sendo definido se o Cais Embarcadero será fechado ou não temporariamente. 

O prefeito ainda afirmou que está preocupado com a cheia dos arroios e com o perigo de deslizamentos. E que o Catamarã poderá ser transferido. “Tudo aponta que amanhã vai ser pior”, ressaltou sobre a previsão do tempo.

Outra ação será a abertura do Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), localizado no bairro Santana, como mais um ponto de abrigo. A prefeitura também vai providenciar a compra de vagas nos abrigos privados para animais. A doação de alimentos, ração e produtos não-perecíveis estão sendo recebidas pela Prefeitura no Centro Administrativo municipal.

A última vez que as comportas do Guaíba haviam sido fechadas foi em 2015, quando a medição apontou 2,92m. Na ocasião, a passagem de veículos que usavam a avenida Voluntários da Pátria e acessavam a avenida da Legalidade, chegou a ser bloqueada.

*Com informações da repórter Paula Maia


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895