MetSul alerta para três dias de calor fora do normal mesmo para o verão gaúcho

MetSul alerta para três dias de calor fora do normal mesmo para o verão gaúcho

No domingo, máximas podem chegar a 44ºC, com risco à saúde

MetSul Meteorologia

Pets aproveitam o calor para se refrescar no Espelho d'água do Parque da Redenção.

publicidade

Entre sexta-feira e domingo, as temperaturas seguirão em elevação no Rio Grande do Sul, podendo chegar a picos de até 44ºC em partes do Estado. A MetSul Meteorologia alerta para o calor opressivo e marcas excepcionalmente altas, que podem atingir recordes históricos. Diversas cidades gaúchas devem ter máximas iguais ou acima dos 40ºC.

O calor esperado para os próximos três dias no Estado foge ao normal da climatologia histórica mesmo do período de verão, com previsão de temperaturas extraordinariamente elevadas em quase todo o território gaúcho. No fim de semana, haverá máximas semelhantes às observadas no Centro-Oeste do Brasil durante as ondas de calor intensas da primavera deste ano.

O pior do calor deve se dar no domingo, que se encaminha para ser um dia histórico de calor, com máximas extraordinariamente altas, perto ou acima de 40ºC na grande maioria das cidades gaúchas.

O calor na tarde de domingo será tão extremo que oferecerá risco à saúde e à vida. Modelos indicam para a tarde do domingo a possibilidade de máximas de 40ºC a 44ºC em várias cidades, em particular no Noroeste, no Centro gaúcho, nos vales e na Grande Porto Alegre.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895