Porto Alegre deu mais um passo na formulação de sua Estratégia de Turismo Cultural com a apresentação, na terça-feira (4), do diagnóstico preliminar conduzido pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A iniciativa, realizada em parceria com o Banco Mundial, faz parte de um projeto de cooperação internacional que destina R$ 3 milhões, a fundo perdido, para o fortalecimento do turismo na capital.
O estudo, desenvolvido por uma equipe técnica francesa, identificou potencialidades e desafios para transformar Porto Alegre em um destino turístico de referência. Entre as conclusões, estão a necessidade de melhorar a acessibilidade, concentrar eventos culturais no Centro Histórico e qualificar a comunicação turística da cidade.
A proposta apresentada pelos técnicos é concentrar esforços no eixo formado entre ruas dos Andradas, Riachuelo e Duque de Caxias, entre o Mercado Público e a Usina do Gasômetro. Nesse perímetro, a equipe sugere criar um “bairro das artes e festivais” que funcione como vitrine cultural, conectando a história, a gastronomia e os eventos da Capital.
Outro eixo destacado, com base no estudo encomendado, é a conexão com o Quarto Distrito, que entraria como polo criativo e tecnológico para apoiar o projeto de centralização dos eventos, oferecendo inovação tecnológica e experiências imersivas.
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A secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a identidade e a economia criativa da Capital. “Porto Alegre vive cultura todos os dias, nos bairros e no centro, mas precisamos comunicar isso melhor. A gente precisa propagar todos esses eventos culturais e tudo que a gente tem para oferecer”, afirmou.
Já a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Fernanda Barth, ressaltou que o diagnóstico francês confirma percepções já levantadas pelo município. “O estudo converge com o que a Secretaria e o Conselho Municipal de Turismo vinham apontando. Temos produtos culturais e turísticos de qualidade, mas ainda temos falhas no receptivo. Temos muitos produtos a oferecer, mas não temos quem comercialize. Por isso já começamos um trabalho de aproximação com agências de turismo”, observou.
Durante os próximos 18 meses, a missão francesa seguirá trabalhando para Porto Alegre para aprofundar o prognóstico e elaborar projetos-piloto. Entre as iniciativas previstas estão ações de inclusão social e econômica. O Plano de Turismo Cultural busca posicionar a capital gaúcha como polo capaz de atrair visitantes nacionais e estrangeiros.