Cidades

Missão francesa apresenta diagnóstico e propõe transformar Centro Histórico em vitrine turística de Porto Alegre

Missão técnica voltada ao desenvolvimento da Estratégia de Turismo Cultural teve diagnóstico preliminar apresentado no Paço Municipal

Equipe da Agência Francesa de Desenvolvimento apresentou o diagnóstico no Paço Municipal
Equipe da Agência Francesa de Desenvolvimento apresentou o diagnóstico no Paço Municipal Foto : Mauro Schaefer

Porto Alegre deu mais um passo na formulação de sua Estratégia de Turismo Cultural com a apresentação, na terça-feira (4), do diagnóstico preliminar conduzido pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A iniciativa, realizada em parceria com o Banco Mundial, faz parte de um projeto de cooperação internacional que destina R$ 3 milhões, a fundo perdido, para o fortalecimento do turismo na capital.

O estudo, desenvolvido por uma equipe técnica francesa, identificou potencialidades e desafios para transformar Porto Alegre em um destino turístico de referência. Entre as conclusões, estão a necessidade de melhorar a acessibilidade, concentrar eventos culturais no Centro Histórico e qualificar a comunicação turística da cidade.

A proposta apresentada pelos técnicos é concentrar esforços no eixo formado entre ruas dos Andradas, Riachuelo e Duque de Caxias, entre o Mercado Público e a Usina do Gasômetro. Nesse perímetro, a equipe sugere criar um “bairro das artes e festivais” que funcione como vitrine cultural, conectando a história, a gastronomia e os eventos da Capital.

Outro eixo destacado, com base no estudo encomendado, é a conexão com o Quarto Distrito, que entraria como polo criativo e tecnológico para apoiar o projeto de centralização dos eventos, oferecendo inovação tecnológica e experiências imersivas.

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A secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a identidade e a economia criativa da Capital. “Porto Alegre vive cultura todos os dias, nos bairros e no centro, mas precisamos comunicar isso melhor. A gente precisa propagar todos esses eventos culturais e tudo que a gente tem para oferecer”, afirmou.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Fernanda Barth, ressaltou que o diagnóstico francês confirma percepções já levantadas pelo município. “O estudo converge com o que a Secretaria e o Conselho Municipal de Turismo vinham apontando. Temos produtos culturais e turísticos de qualidade, mas ainda temos falhas no receptivo. Temos muitos produtos a oferecer, mas não temos quem comercialize. Por isso já começamos um trabalho de aproximação com agências de turismo”, observou.

Durante os próximos 18 meses, a missão francesa seguirá trabalhando para Porto Alegre para aprofundar o prognóstico e elaborar projetos-piloto. Entre as iniciativas previstas estão ações de inclusão social e econômica. O Plano de Turismo Cultural busca posicionar a capital gaúcha como polo capaz de atrair visitantes nacionais e estrangeiros.