Municípios do RS iniciam vacinação contra Influenza no público em geral

Municípios do RS iniciam vacinação contra Influenza no público em geral

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, as doses agora disponíveis para a população compreendem a quantidade que não foi utilizada pelos grupos prioritários até o momento

Correio do Povo

A campanha nacional contra a Influenza foi iniciada em abril apenas para grupos prioritários

publicidade

Com a liberação, por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para que a vacina contra a Influenza (gripe) possa ser aplicada na população em geral (seis meses ou mais), diversos municípios do RS iniciaram a imunização do novo público nesta segunda-feira.

A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, aderiu a ideia. Até o momento, a cobertura vacinal para os grupos prioritários no município contabiliza 49,2%, mas meta é chegar a 90%. As vacinas contra Influenza e contra Covid-19 podem ser feitas no mesmo dia.

A única exceção é para crianças até 11 anos, que devem obedecer o intervalo de 15 dias entre cada uma. O imunizante contra Influenza disponível neste ano protege contra a variante H3N2. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira.

Bento Gonçalves, também na Serra, é outro município que iniciou a vacinação contra a gripe para todos os públicos. O objetivo dessa mudança é ampliar a taxa de imunização, que se manteve baixa durante os primeiros meses de campanha. Todos os interessados em se protegerem contra a Influenza, de qualquer idade, podem buscar as unidades de saúde, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. No município, a campanha alcançou 55,6% do público-alvo.

Passo Fundo, na região do Planalto, também aderiu a ampliação no público geral a partir desta segunda-feira. As aplicações são feitas em 25 unidades do município. Segundo a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a vacinação anual é necessária para evitar quadros graves de Influenza, uma vez que a vacina é atualizada com as cepas que estão em maior circulação. “O vírus da gripe consegue se modificar frequentemente, sendo assim, a população deve fazer o reforço todos os anos”, observa. Cristine disse que, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas Influenza trivalentes, utilizadas no Brasil desde fevereiro deste ano, apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo Influenza A Victoria (H1N1), Influenza A Darwin (H3N2), Influenza B Áustria – linhagem B Victoria.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, informou que a procura pela vacina é baixa. “A meta é atingirmos 90%, sendo que até o dia 1º deste mês de junho, quando foi feita a última atualização no site do Estado, Passo Fundo registrava 51,5% de cobertura dos grupos prioritários. É um percentual acima do Estado, que registrava 49,7%. Vamos continuar trabalhando a conscientização da população para que faça a vacina”, afirmou.

Já em Cachoeirinha, na região Metropolitana, as imunizações contra a Influenza passam a ser aplicadas no público em geral de segunda a sexta-feira, nas unidades Canarinho e Jardim Betânia, das 8h30 às 11h30, no Jardim do Bosque, Parque Matriz, Otacílio, Osvaldo Cruz e Cohab, das 8h30 às 16h30, e na unidade de saúde Granja, das 8h30 às 15h30. De acordo com a prefeitura, a imunização acontece enquanto durarem os estoques.

Conforme a SES, o número de doses para a campanha da gripe é limitado a quantidade do público estimado entre os grupos prioritários, não havendo a previsão no aumento no número recebido pelo Ministério da Saúde. Por isso, as doses agora disponíveis para a população em geral compreendem a quantidade que não foi utilizada pelos grupos prioritários até o momento. A campanha nacional foi iniciada em abril apenas para grupos prioritários e prorrogada pelo  Ministério da Saúde, para o mesmo grupo, até 24 de junho.

*Com informações dos correspondentes Celso Sgorla, Agostinho Piovesan e Fernanda Bassôa


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895