Nova Santa Rita obtém liminar na Justiça para instalação de gerador que evite falta de água à população

Nova Santa Rita obtém liminar na Justiça para instalação de gerador que evite falta de água à população

Além de instalar um gerador fixo, a Corsan deverá adotar medidas urgentes para evitar novos casos de desabastecimento na cidade

Fernanda Bassôa

Justiça determinou que a Companhia faça um levantamento, dos últimos cinco anos, de todos os prejuízos que as pessoas tiveram com a interrupção de água em suas casas

publicidade

A Prefeitura de Nova Santa Rita obteve liminar judicial, determinando que a Corsan mantenha um gerador permanente na unidade de captação de água no bairro Berto Círio, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 100 mil, caso haja o descumprimento da exigência. “Diante desta determinação, embora possa faltar energia elétrica, fornecida pela RGE, o gerador assim instalado vai continuar fazendo com que a captadora não pare de mandar água para os reservatórios das casas das pessoas.”

A medida judicial foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Battistella dando uma resposta às cerca de 30 mil famílias que ficaram desabastecidas por mais de 24 horas no último final de semana, período em que os termômetros registraram temperaturas altíssimas e que a sensação térmica ultrapassou a casa dos 40 graus. Os bairros afetados pelo desabastecimento foram Centro, Caju, Califórnia, Loteamento Popular e Berto Círio. Além disso, segundo Battistella e conforme a Justiça, a Corsan deverá adotar medidas urgentes para evitar que novos episódios não ocorram na cidade e não provoque o desabastecimento em alguns bairros.

“Por fim, foi determinado ainda que a Companhia Riograndense de Saneamento faça um levantamento, dos últimos cinco anos, de todos os prejuízos que tiveram as pessoas com a interrupção de água em suas casas. Tudo isso para que o setor jurídico da Prefeitura continue trabalhando e judicializando situações como a que passamos, para que nossa população tenha seus danos reparados.” Segundo Battistella, a Prefeitura vai fiscalizar com rigor a prestação de serviço para que seja efetivo na cidade.

A Corsan informou que até o momento não foi notificada sobre a liminar obtida pela Prefeitura. No entanto, na segunda-feira (18), foram instalados três geradores em Nova Santa Rita. Os equipamentos ficarão fixos na cidade, para atuarem a qualquer momento que houver falta de energia. Os equipamentos estão instalados um na Captação, outro na Estação de Tratamento de Água (ETA) e, o terceiro, no Centro de Distribuição de água. A Companhia informa que a cidade está plenamente atendida.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895