OSCIP de Santa Maria realiza a campanha Soma Com Elas
A iniciativa da Imembuí visa fortalecer mulheres empreendedoras e enfrentar a violência de gênero
publicidade
A Imembuí Microfinanças é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que trabalha com microcrédito para microempreendedores desde 2002. Segundo a diretora adjunta da Renata Ferrari, a campanha Soma Com Elas, lançada neste mês, foi pensada desde o início do ano.
"Como trabalhamos com crédito para microempreenderores temos agentes que visitam os clientes e mais de 50% são mulheres, Microempreendedoras Individuais (MEIS) e informais, então a tendência é ter uma vulnerabilidade maior", observa.
Ela conta que durante as visitas as agentes ouviam muitos relatos, fora da área comercial, de mulheres que fazem de tudo para ter a liberdade financeira e se libertar de violência de gênero. "A agressão não só física, mas verbal, falta de comprometimento e apoio do cônjuge. Isto está muito ligado ter liberdade financeira, empreender e ter apoio da família para que isto ocorra", completa.
A OSCIP tem 75% de colaboradores do sexo feminino e pesquisou mais de 100 empreendedoras de todo o Estado responderam a um questionário online sobre os desafios de ser mulher. Deste universo, 47,8% afirmaram já ter sofrido algum tipo de violência por serem mulheres. O levantamento também revelou que 86,5% das mulheres carecem de auxílio para se desenvolver na tarefa de empreender e que 88,2% se informam pelas redes sociais sobre assuntos do universo feminino. A pesquisa deixou claro que o caminho da campanha passava por temas como empreendedorismo, autonomia financeira e violência de gênero e deveria envolver não só as mulheres, mas toda a sociedade, independentemente de gênero. Assim nasceu o Soma Com Elas.
"Recebemos muitos relatos escritos. A nossa grande preocupação era incluir os homens que soubessem como se sentem, como o quanto o cônjuge pode ajudar", destaca. Ela conta que um dos principais motivos, segundo a pesquisa, para que as mulheres não realizem denúncia é a dependência financeira e emocional. "Então vamos fazer lives mensais, para que todos participem em nossas redes sociais, para ajudar", confirma.
A Imembul conta com mais de 5,6 mil empreendedoras entre seus clientes e a campanha foi criada para ajudar a mudar a realidade de muitas delas com conscientização, educação, capacitação e acolhimento. Mais do que uma iniciativa pontual, o Soma com elas propõe um movimento contínuo para fortalecer as mulheres em suas múltiplas jornadas. A campanha acontecerá ao longo de 2025 com ações de conteúdo educativo nas redes sociais e site da Imembuí e capacitações em lives mensais.